O Conservatório Lagunense de Música, fechado há nove anos, pode ser reativado em 2023. Para tirar a ideia do papel, foi iniciada a elaboração de um convênio entre a Fundação Lagunense de Cultura e o Coral Santo Antônio dos Anjos, que deve ficar com a responsabilidade de gerir o espaço.
“Todas as tratativas já estão bem alinhadas”, antecipa a presidente da pasta, Vanere Almeida. A intenção, de forma inicial, é ofertar à população aulas de teoria musical, técnica vocal e violino. O Conservatório está desativado desde 2014.
O Conservatório Lagunense de Música funcionava em um prédio situado entre a Casa Paroquial e a Igreja Matriz de Santo Antônio dos Anjos – o último vestígio de sua existência, uma placa de azulejos com o nome do espaço foi removida há mais de um ano.
O prédio está em reformas e ainda guarda marcas e lembranças de uma trajetória que iniciou em 1986, por iniciativa do então pároco Antônio Gerônimo Herdt (1932-2015). Em quase três décadas, o local ofereceu cursos de que iam do violino, guitarra e violão ao piano, teclado, teoria musical e até ballet. Era considerado de utilidade pública estadual, pela lei estadual 9.330/1993.