Previous
Next

Castração itinerante acaba hoje e próximo passo focará nas cirurgias em clínica

Mutirão ocorre em duas etapas: pela manhã (das 9h às 11h15), são esterilizados os cães; pela tarde (13h às 14h15), os gatos.
Foto: Dener Nascimento/Arquivo Pessoal
Previous
Next

A ação municipal itinerante de castração de cães e gatos nos bairros faz, nesta sexta-feira, 16, o encerramento de suas atividades. A última região atendida será a de Barranceira, que engloba também a localidade de Bentos, na região Norte.

O mutirão ocorre em duas etapas: pela manhã (das 9h às 11h15), são esterilizados os cães; pela tarde (13h às 14h15), os gatos, e será concentrado no pátio da unidade de saúde de Barranceira.

Antes de cada procedimento, todos os animais são submetidos a triagem anterior para analisar a condições da cirurgia. Além disso, recebem gratuitamente medicação em kit com remédios e pomada, mais colar de proteção após a castração.

Após essa ação nos bairros, a Secretaria de Pesca e Agricultura (Sepagri) vai focar nas castrações clínicas, com previsão de realizar até 825 procedimentos do gênero nos animais. O cadastramento já foi aberto. Para quem deseja participar já pode se inscrever diretamente na sede da Gerência do Bem Estar Animal, no Centro administrativo Tordesilhas, 2º andar, das 13h às 19h, ou pelo WhatsApp 3644-0013.

Cuidados e orientações

  • Jejum pré-operatório obrigatório, caso contrário não poderá ser feito o procedimento;
  • Alimentar o cão às 6h do dia do mutirão e o gato às 9h;
  • Gatos devem ser trazidos em caixas de transporte ou de papelão; cães em coleiras ou guias, e com focinheira, caso necessário;
  • Trazer um cobertor e um pouco de jornal;
  • O animal deverá usar o cone no pescoço ou malha após a cirurgia.

Previous
Next
Previous
Next