Previous
Next

Agora irmã, Tordesilhas recebe proposta para investir em parque temático ambiental em Laguna

Parque temático ambiental levaria o nome de Juan Salazar Espinosa, autor do primeiro documento que aparece oficialmente o nome Laguna. O papel escrito em 1549, quando o navegador passou pela costa brasileira, relata sua passagem pelo território lagunense, em uma época anterior à chegada das bandeiras lideradas por Domingos de Brito Peixoto. 
Foto: Jorge Laranjeira/CulturAnita/Divulgação

A cidade espanhola de Tordesilhas, que dá nome ao famoso tratado assinado em 1494 entre Portugal e Espanha, recebeu, na terça-feira, 28, os documentos relativos a uma ideia de investimento em Laguna. Os municípios espanhol e brasileiro firmaram um convênio de irmandade que permite esse intercâmbio entre as prefeituras com foco em aplicações culturais, turísticas e econômicas.

O projeto apresentado pela prefeitura daqui diz respeito à criação de um parque temático ambiental, que levaria o nome de Juan Salazar Espinosa, autor do primeiro documento que aparece oficialmente o nome Laguna. O papel escrito em 1549, quando o navegador passou pela costa brasileira, relata sua passagem pelo território lagunense, em uma época anterior à chegada das bandeiras lideradas por Domingos de Brito Peixoto.

A reunião na Espanha contou com o alcaide (cargo equivalente ao prefeito) Miguel Ángel Oliveira Rodriguez, o ex-alcaide Emílio Álvarez e o congressista Julio del Valle de Iscar.

Segundo o ex-prefeito e diretor do Instituto CulturAnita, Adílcio Cadorin, que representou o governo lagunense como intermediador, “a proposta foi muito bem recebida e as autoridades espanholas informaram que seu país tem apoiado e investido em projetos de outros países que possuem cunho ambiental e vinculados à história espanhola”. Apesar do entusiasmo com a ideia, não foram estipulados prazos e não há um local pré-definido para a instalação do espaço.