Próximos dias de sol, calor e pancadas de verão

Na sexta-feira, 10, o Litoral e áreas próximas permanecem com maior presença de nuvens. Entre a tarde e a noite, a chuva ganha força e pode vir em forma de temporais isolados acompanhados de rajadas fortes de vento, raios e granizo em todas as regiões.
Molhes da Barra –Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Nesta quinta-feira, 9, a formação de sistemas de baixa pressão reforçam as instabilidades associadas ao calor e umidade. Por isso, a condição para temporais se estende para o restante do estado, e podem vir acompanhados de chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Na sexta-feira, 10, o Litoral e áreas próximas permanecem com maior presença de nuvens. Entre a tarde e a noite, a chuva ganha força e pode vir em forma de temporais isolados acompanhados de rajadas fortes de vento, raios e granizo em todas as regiões, mas principalmente do Meio-Oeste ao Litoral.

Já no sábado, 11, o calor segue presente em Santa Catarina. Entre o final da tarde e à noite há chance de pancadas de chuva rápidas, típicas de verão, entre o Litoral e o Vale do Itajaí. O risco é baixo para ocorrências associadas a temporais. Nas demais regiões do estado o sol se faz presente ao longo de todo o dia e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% em cidades do Grande Oeste aos Planaltos.

O domingo, 12, e a segunda-feira, 13, seguem com temperaturas altas, acima dos 30°C, sendo registradas durante as tardes em todo o estado. Algumas regiões, como Oeste e Extremo Oeste, Vale do Itajaí  e ao longo do Litoral terão tardes com máximas próximas ou acima dos 35°C.

Em Laguna

QUINTA: mínima 20°C e máxima 33ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
SEXTA: mínima 20ºC e máxima 33ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
SÁBADO: mínima 20ºC e máxima 33ºC – Sol com chuva no início e final do dia;
DOMINGO: mínima 19ºC e máxima 32ºC – Sol com algumas nuvens.

Veja detalhes

Quinta-feira (09/02):
Tempo: sol entre algumas nuvens em SC, com tempo mais seco do Extremo Oeste e Oeste. A partir da tarde pancadas de chuva de verão com temporais localizados na maioria das regiões.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas associadas aos temporais.
Sistema: cavado (área de baixa pressão) influenciando SC.

Sexta-feira (10/02):
Tempo: do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, sol e algumas nuvens. Nas demais regiões, variação de nuvens com pancadas de chuva e temporais localizados na tarde e noite.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste a leste, fraco a moderado.

Sábado e Domingo (11 e 12/02):
Tempo: do Extremo Oeste ao Planalto, sol e algumas nuvens. No Litoral e Vale do Itajaí, sol e chuva isolada especialmente no início e fim do dia.
Temperatura: segue elevada.
Vento: nordeste a leste, com variação para sudeste no Litoral, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.