Morre José Alves Fernandes, o Zé Mala, aos 75 anos

Professor de Língua Inglesa e Portuguesa, Fernandes começou a dar vida ao bom velhinho lagunense no final dos anos 1970 e só parou devido à debilitação da saúde. O ano de 2021 foi o último em que ele vestiu a roupa natalina.

José Alves Fernandes, mais conhecido como Zé Mala, que marcou gerações dando vida ao Papai Noel de Laguna, morreu nesta madrugada aos 75 anos. Ele estava internado há alguns dias para tratamento de um câncer.

Professor de Língua Inglesa e Portuguesa, Fernandes começou a dar vida ao bom velhinho lagunense no final dos anos 1970, atendendo a um pedido do empresário Valdemar Antunes, e só parou devido à debilitação da saúde. O ano de 2021 foi o último em que ele vestiu a roupa natalina. Além de Laguna, foi também o Papai Noel de Tubarão durante alguns períodos. “Acho a figura do Papai Noel, muito bonita, muito solidária”, disse em entrevista à Rádio Difusora, no ano de 2017.

Durante muitos anos apresentou os concursos da Pracinha, inicialmente apenas de musa e boneca. Em 2015, deixou o posto, que foi assumido por Kelly Amorim, a Babalu. No evento deste ano, o primeiro pós-pandemia, o troféu dado aos premiados levava seu nome e o bordão “Arrasa bicha”, que ele usava para ‘autorizar’ o início de cada uma das apresentações. “Com muita tristeza noticiamos o falecimento do nosso querido e amado ‘Zé Mala’. Por muitos anos lecionou em nossa escola. Nosso eterno Papai Noel. Nossos sinceros sentimentos à família e amigos”, lamentou a escola Almirante Lamego, em nota publicada nesta manhã.

Além disso, era voluntário no Asilo Santa Isabel e pedia que, qualquer contribuição na forma de cachê que lhe desejassem pagar, fosse doada à instituição. Também foi colunista de jornal e colaborou durante vários períodos com o semanário O Correio, extinto em janeiro de 2023, além de uma passagem pelo Jornal do Bloco da Pracinha, em 1994. O velório ocorre a partir das 16h, no asilo, e o sepultamento será no dia seguinte, às 9h30, no cemitério da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Santo Antônio dos Anjos, no Centro.