Laguna celebra, nesta quinta-feira, 2, Nossa Senhora dos Navegantes. As comemorações em honra à santa padroeira do Magalhães e do bairro Nova Fazenda é uma das tradições centenárias preservadas pelo município, que, dada a importância que a festa trouxe para a cidade em boa parte do século passado, lhe transformou em feriado municipal.
No bairro Magalhães, sede da paróquia, às 10h será rezada Santa Missa pelo padre Antônio Hemkemeier e também às 20h, presidida pelo padre Lino Brunel. A programação, que segue até o dia 5, inclui procissão marítima às 16h. Em Nova Fazenda, celebrações são previstas. A santa foi escolhida por ser protetora dos que se aventuram no mar para conquistar o ganha-pão.
A padroeira também é celebrada nos cultos afro, onde é conhecida como Iemanjá e muitos adeptos às religiões africanas realizarão ao longo do dia 2 suas homenagens à rainha do mar na região litoral.
Prefeitura faz ponto facultativo
Os serviços públicos da prefeitura não funcionam nesta quinta e na sexta-feira, 3, têm ponto facultativo, sendo exceção apenas aqueles considerados como essenciais. O comércio, correios, bancos e lotéricas também não vão estar abertos. Os mercados fazem seus próprios expedientes, assim como os postos de combustíveis.