Um deputado estadual de Santa Catarina cobra do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) informações sobre os contratos de serviços referentes aos resíduos sólidos nas cidades-alvo das três fases da Operação Mensageiro. O pedido de Marcos José de Abreu, o Marquito (PSOL), deve ser encaminhado nesta semana à Corte fiscal.
Segundo Abreu, no documento é questionado se o TCE tem ciência de eventuais inconsistências nas prestações de contas referentes aos contratos de resíduos sólidos de Laguna, Pescaria Brava, e das cidades Joinville, Itapoá, Barra Velha, Campo Alegre, Três Barras, Corupá, Canoinhas, Mafra, Schroeder, Guaramirim, Papanduva, Balneário Barra do Sul, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Lages, Imaruí, Braço do Norte, Tubarão, Capivari de Baixo, Agrolândia, Apiúna, Ibirama, Presidente Getúlio, Brusque e Imbituba.
O pessolista também cobra se foram realizadas auditorias nos municípios citados, especificamente dos contratos de prestação de serviços referentes aos resíduos sólidos. Caso tenham sido feitas, o deputado solicita o encaminhamento dos relatórios. Essa é a segunda vez que o tema domina ações parlamentares. Na última semana, o parlamentar Carlos Lima, o Sargento Lima (PL), pediu a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para saber se há dinheiro do governo do Estado envolvido no esquema.