Previous
Next

Bombeiros reforçam atuação em Laguna e região

Serão 212 guarda-vidas civis e 12 coordenadores de praia, empregados diariamente e distribuídos nos 69 postos ativados nas praias de Laguna, Imbituba, Jaguaruna e Garopaba. Além disso, serão empregados a embarcação de resgate (Regate-03) baseada em Laguna, 6 quadriciclos e 6 motoaquáticas, para o atendimento dos 37 balneários do 8º BBM.
Foto ilustrativa: Elvis Palma/Agora Laguna

As folias de Momo e o grande número de veranistas que virá para Laguna e as praias da região levou o Corpo de Bombeiros Militar a reforçar, a partir desta sexta-feira, 17, as equipes que vão atuar no serviço de praia.

Segundo a corporação, serão 212 guarda-vidas civis e 12 coordenadores de praia, empregados diariamente e distribuídos nos 69 postos ativados nas praias de Laguna, Imbituba, Jaguaruna e Garopaba. Além disso, estarão disponíveis a embarcação de resgate (Regate-03) baseada em Laguna, 6 quadriciclos e 6 motoaquáticas, para o atendimento dos 37 balneários do 8º Batalhão.

“O Corpo de Bombeiros Militar reforça que é extremamente importante para a segurança dos banhistas, frequentarem os locais protegidos, próximos dos postos de guarda-vidas, pois em caso de afogamento, o socorro poderá ser prestado com maior eficiência e com maiores chances de sucesso. É importante reforçar que a maior incidência de mortes por afogamento ocorre em locais onde não há o serviço de salvamento, ou seja, em praias afastadas, rios, lagoas ou cachoeiras, em que não há proteção por guarda-vidas”, informou o órgão militar em nota.

Dicas dos bombeiros

  • Ao chegar na praia, fique próximo de um posto guardas vidas, verifique as bandeiras ou busque orientações com os guarda-vidas sobre os locais seguros;
  • Evite a desidratação, beba água e consuma alimentos leves;
  • Use protetor solar e de preferência vá a praia em horários em que o sol esteja mais ameno.
  • Não entre no mar após beber ou ingerir alimentos pesados;
  • Crianças sempre acompanhadas pelos responsáveis, a atenção deve ser redobrada.
  • Em caso de lesões por água viva, mantenha a calma e procure um posto de guarda-vidas mais próximo.
  • Lembre-se, “água no umbigo, sinal de perigo!”