A réplica do barco Seival, igual ao usado por Giuseppe Garibaldi e os revolucionários farroupilhas em 1839, poderá virar um museu itinerante. A embarcação foi construída pelo professor Antônio Rodrigues, de Passo Fundo (RS), e realizou um feito histórico ao sair do Rio Grande do Sul e navegar até Laguna, em setembro deste ano, por ocasião da Tomada de Laguna.
A informação foi dada pelo professor à Rádio Uirapuru, onde relatou que a ideia surgiu após muitas doações recebidas em cidades por onde passou, incluindo peças antigas, de construção naval, ferramentas, e objetos históricos que podem transformar a embarcação em um museu. “A ideia é fazer com que no Seival tenha contação de histórias sobre as construções navais de épocas e também falando sobre o Rio Grande do Sul”, disse o educador.
Rodrigues agora busca apoio oficial do governo gaúcho para a iniciativa e revelou que tem a pretensão de velejar pela Lagoa dos Patos e rios onde o barco possa entrar. A iniciativa é coordenada pela Associação Socioambiental Amigos do Seival (ASAS).