A Polícia Civil ampliou sua atuação no no combate à lavagem de dinheiro e crimes relacionados no Sul do estado, com a implantação do primeiro Núcleo Macrorregional do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (LAB-LD/Deic). A unidade será sediada em Criciúma e atenderá às regionais de Laguna, Tubarão, Araranguá e da cidade-sede.
Segundo a corporação, o LAB-LD tem a intenção de produzir relatórios de análise técnica, a partir de dados originários de quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico que envolvam lavagem de dinheiro. “Nós trabalhamos com dados, então, a Regional de Criciúma, no último ano, solicitou muitas demandas ao Laboratório de informações financeiras para suas investigações locais. Nada mais natural que, para conseguirmos dar conta dessa maior demanda do Sul, que se criasse o núcleo”, justifica o coordenador do LAB-LD/Deic, delegado Rodrigo Raiser Schneider.
O núcleo de Criciúma também vai dar suporte às delegacias com acesso a banco de dados restritos, informações de inteligência, bem como realizará relatório de inteligência financeira, análises bancárias e fiscais. “Este atendimento personalizado às demandas da região vai incentivar ainda mais as investigações de crimes mais complexos, de organizações criminosas e a lavagem de dinheiro propriamente dita”, pontua Schneider.