Dia 22 de novembro, próxima terça, é o último dia para os noivos interessados em celebrar o matrimônio no casamento civil comunitário fazerem sua habilitação no Cartório de Registro Civil.
A cerimônia volta a acontecer depois de três anos e esse ano será realizada no dia 26, quando se comemora o Dia da Cidadania. A habilitação é feita com a apresentação de duas testemunhas no cartório e de uma série de documentos.
A partir daí, continuam os demais trâmites, como edital de proclamas, que fica disponível por 15 dias para a indicação de possíveis impedimentos para a realização do matrimônio. Se isso não acontecer, o casal pode ir para o altar. Esse ano, a cerimônia tem apoio do Polo da Universidade Aberta do Brasil (Polo UAB).
Requisitos
Uma das exigências é que um dos noivos seja residente em Laguna. Caso um dos interessados tenha residência fora da jurisprudência do cartório de Laguna, os editais de aviso são encaminhados para a instituição local para manifestação contrária ou favorável. Os documentos necessários são:
- Certidão de nascimento (atualizada em até 30 dias)
- Certidão de casamento, se houver (com anotação de viuvez ou divórcio)
- Comprovante de residência no nome dos noivos (se viverem juntos), ou de cada (caso residam separados)*
- RG e CPF*
- Informações a respeito dos pais: se são vivos, estado civil, endereço e datas de nascimento e/ou falecimento
*obrigatório para testemunhas, também.
Outras informações
A habilitação é feita no Cartório de Registro Civil no Centro Executivo Milenium, 1º andar, das 9h às 11h e das 14h às 17h, sendo que sexta-feira à tarde não há expediente. Informações podem ser obtidas também com o Polo UAB/EaD no telefone (48) 3647-2808.