A partir desta terça-feira, 1º, os preços atualizados de venda de gás natural, transportado e distribuído por dutos, devem começar a ter redução média de 5% em R$/m³, com relação ao trimestre entre agosto e outubro.
Segundo a companhia, a redução está prevista nos contratos acordados pela Petrobras com as distribuidoras.Há poucos dias, a SCGás, estatal catarinense, disse que o preço tende a baixar ainda mais, a partir de janeiro do próximo ano. “[Os contratos] preveem atualizações trimestrais e vinculam a variação do preço do gás às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio”, informou a Petrobras.
No trimestre, conforme dados da petroleira, o petróleo teve queda de 11,5%, além da depreciação de 6,5% no câmbio, o que significa que “a quantia em reais para se converter em um dólar aumentou 6,5%”.
A Petrobras ainda destacou, em nota, que o preço final do gás natural ao consumidor não é definido somente pelo preço de venda da companhia, as margens das distribuidoras e, no caso do gás natural veicular (GNV), dos postos de revenda entram nas contas, como também os tributos federais e estaduais.