Medicamento contra coronavírus chega a SC

Paxlovid foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em março deste ano. 
Divulgação

Santa Catarina tornou pública as orientações de uso do primeiro medicamento ambulatorial disponível no SUS para a Covid-19. O remédio é o Paxlovid, que combina os fármacos Nirmatrelvir/Ritonavir (NMV/r). Foram enviadas ao estado doses suficientes para 1.545 tratamentos. O remédio foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em março deste ano.

Paxlovid é indicado para pacientes a partir dos 65 anos e imunocomprometidos a partir dos 18 anos, devendo ser administrado até o quinto dia de início dos sintomas, só podendo ser administrada com prescrição médica e fornecida pelo SUS, sem possibilidade de aquisição. A intensão é evitar a evolução da doença nos grupos de maior risco.

Segundo a Saúde estadual, como uma medicação ambulatorial, ela é indicada para pessoas que estejam na fase inicial dos sintomas. Estão aptos a receber a medicação pacientes que se enquadrem nos critérios determinados pela Nota Técnica nº 32/2022 da DIAF. Sendo os principais requisitos:

  • Grupo 1: Indivíduo a partir dos 18 anos com imunossupressão de alto grau ou indivíduo com idade igual ou maior que 75 anos, independentemente de comorbidade;
  • Grupo 2: Indivíduo a partir dos 65 anos, com pelo menos duas comorbidades;
  • Grupo 3: Indivíduo a partir dos 65 anos, com apenas uma comorbidade;
  • Grupo 4: Indivíduo a partir 65 anos, sem comorbidades;
  • Grupo 5: Indivíduo com imunossupressão de baixo grau, a partir dos 18 anos.

O paciente, para ter acesso, tem que ir até uma unidade de saúde, como postos de saúde ou hospitais para avaliação. Caso o médico entenda que ele se enquadra nos requisitos exigidos, o profissional deverá preencher formulário com a solicitação apresentando o exame positivo para a Covid-19 (não sendo válido o autoteste) e as comprovações de que se enquadra nos critérios indicados. O tratamento não é indicado para gestantes. As lactantes têm orientação é de interrupção da amamentação durante o tratamento.