Mesmo sem biometria, eleitor poderá votar normalmente no 2º turno

Apenas 41,8% lagunenses têm biometria cadastrada na Justiça Eleitoral. Em Pescaria Brava, depois da revisão provocada pela polêmica da eleição municipal de 2016, esse índice chega a quase 93%. 
Divulgação

No próximo domingo, 30, mais de 35 mil eleitores voltam às urnas em Laguna e quase 7,6 mil em Pescaria Brava para a escolha de governador e presidente da República. É o segundo turno das eleições de 2022.

Desse número de votantes aptos, só 41,8% lagunenses têm biometria cadastrada na Justiça Eleitoral. Em Pescaria Brava, depois da revisão provocada pela polêmica da eleição municipal de 2016, esse índice chega a quase 93%.

Mesmo que nem todos tenham cadastro da digital, a votação será normal. Isso ocorre porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está com a coleta biométrica suspensa há dois anos em virtude da pandemia. Isso permitirá que o eleitor vote normalmente.

Para votar, o eleitor com situação regular na Justiça Eleitoral deve levar apenas o e-Título, se o app já tiver a sua fotografia. Caso contrário, será preciso apresentar um documento oficial com foto. O aplicativo está disponível para smartphones e tablets e pode ser baixado em lojas de aplicativos. O download do app para emitir o documento digital neste segundo turno do pleito pode ser feito até sábado, 29.

Assim como no primeiro turno, o eleitor não poderá entrar na cabine de votação com o celular. Também está proibido o transporte de armas e munições, em todo o território nacional, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores no dia das eleições, nas 24 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas que o sucedem.

Notícias relacionadas