O primeiro dia desta semana é de muita comemoração para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Laguna. A entidade, que conta com 160 alunos, celebra, nesta segunda-feira, 17, o seu 50º aniversário de fundação.
A instituição foi fundada em 1972, por iniciativa de Haydée Maya Monteiro, que foi a primeira presidente da instituição. A Apae começou aproveitando uma área que pertencia ao aeroporto municipal do Mar Grosso, desativado no começo daquela década. A conquista do prédio foi via doação da prefeitura e serviu para que, três anos depois, fosse iniciada a atuação da Escola Especial Solar da Ternura, unidade escolar mantida pela entidade. Um jantar no sábado, 15, e uma carreata hoje celebraram a data.
Ao longo destas cinco décadas, a associação conviveu com altos e baixos financeiros, além de batalhar pela valorização e respeito aos direitos para os excepcionais, incluindo saúde, assistência social, educação, lazer, cultura e dignidade. Recentemente, foi contemplada com recursos para ampliação da sede e melhorias para garantir mais comodidade e acessibilidade.