Polícia Civil indicia despachantes, policial e mais 17 pessoas por crimes contra administração pública

Inquérito foi finalizado nesta semana pela Divisão de Investigação Criminal (DIC), que apurou denúncias de irregularidades cometidas na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), órgão que pertence à estrutura do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Laguna.
Caixa Econômica Federal e sede da Delegacia Regional - Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Vinte pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil por crimes contra a administração pública, entre eles, dois despachantes credenciados e uma policial da corporação. O inquérito foi finalizado nesta semana pela Divisão de Investigação Criminal (DIC), que apurou denúncias de irregularidades cometidas na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), órgão que pertence à estrutura do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Laguna.

As denúncias são investigadas desde janeiro e resultaram na Operação Ciretran. Foram apurados fatos ilegais ocorridos no setor e que estariam sendo promovidos por uma policial. Segundo apurado pelo Portal Agora Laguna, compradores de veículos de leilão, residentes fora de Laguna, eram beneficiados com serviços irregulares de despachantes, como a falsificação de documentos.

Também foi identificada a prática do crime de peculato eletrônico, já que o agente público excluiu indevidamente dados dos sistemas públicos para favorecer a ação. Na relação de indiciados estão donos de revenda de automóveis e uma série de compradores em leilão.

O inquérito indiciou a policial – afastada das funções – por 17 crimes contra a administração, incluindo prevaricação e extravio de documento oficial. Um despachante foi indiciado por 24 crimes contra a fé pública e um por falsidade ideológica. Já os donos de uma revenda em Tubarão foram enquadrados em 22 crimes contra a fé pública. O nome dos envolvidos não foram divulgados.

Previous
Next