Previous
Next

Experiência de museus espanhóis inspira criação de novo espaço em Laguna

Ahmad esteve entre 31 de julho e 12 de agosto em agenda oficial na Espanha, onde conheceu como funcionam os museus marítimos e navais de Barcelona e Madri.

De volta à Laguna, o prefeito Samir Ahmad (Republicanos) iniciou conversas com entidades como a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) para a criação de um novo museu. O futuro espaço, ainda em planejamento, tem meta de expor a história marítima da cidade, com o resgate dos primeiros navegantes que chegaram ao município séculos atrás.

Ahmad esteve entre 31 de julho e 12 de agosto em agenda oficial na Espanha, onde conheceu como funcionam os museus marítimos e navais de Barcelona e Madri, e cujo modelo é usado como inspiração para o equipamento turístico. “Vai se somar aos outros equipamentos que nós temos em Laguna e que têm feito tão bem à educação e isso vai agregar. Esse museu será importante para a nossa cultura, resgate da nossa cultura marítima, pois temos uma história muito grande no setor náutico”, comenta o chefe do Executivo.

Ao Portal Agora Laguna (veja entrevista acima), o prefeito disse que se estuda a possibilidade de o novo museu ser instalado nas dependências da antiga estação ferroviária do Campo de Fora, prédio que foi reinaugurado recentemente após obra de restauro completa. “É o local que a gente acredita que tenha a maior possibilidade por ter área interna e externa”, avalia.

Na visita à Espanha, Ahmad conheceu o sistema de gestão de resíduos sólidos de Barcelona e firmou o acordo de irmandade com a cidade de Tordesilhas, onde foi assinado o tratado de divisão das terras descobertas entre Portugal e Espanha em 1494. “Agora temos um pezinho na Espanha e isso é muito importante, abriu vários canais”, destaca.