Eleições 2022: Quem são os candidatos ao Governo de SC

Eleitores catarinenses vão decidir em outubro quem ocupará pelos próximos quatro anos a Casa d'Agronômica, residência oficial do governador de SC, o maior cargo político eletivo do estado.
Casa d'Agronômica, residência oficial do governador de SC. Foto: Felipe Carneiro

Encerradas as convenções na última sexta-feira, 5, passa a correr o prazo para que os partidos políticos registrem seus candidatos escolhidos para a disputa de outubro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São 10 concorrentes ao cargo de governador do Estado, o maior da esfera política catarinense.

Portal Agora Laguna lista os candidatos e seus companheiros de chapa, que disputam a Casa D’Agronômica. Confira:

Alex Alano (PSTU)

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) optou por chapa pura. Como candidato ao governo, o escolhido em convenção realizada em julho, foi o professor Alex Alano. O educador é natural de Criciúma e atua no ensino há mais de 25 anos. Essa é a primeira eleição que disputará. Como vice, o partido escolheu Gabriela Santetti, que já disputou a prefeitura de Florianópolis nas eleições de 2016 e 2020.

Carlos Moisés da Silva (Republicanos)

Atual governador, Carlos Moisés da Silva tentará a reeleição pelo Republicanos, partido que se filiou no primeiro semestre, depois de ter ficado quase um ano sem legenda após sair do extinto PSL. Bombeiro militar aposentado, é natural de Florianópolis e disputa uma eleição pela segunda vez. O vice é Udo Döhler (MDB), empresário e ex-prefeito de Joinville. A coligação se denomina Santa Catarina em primeiro lugar e conta com Podemos, PSC, Avante e DC, sendo que ainda há uma indefinição sobre a participação do Pros na aliança.

Décio Lima (PT)

Presidente estadual do PT, Décio Lima é o candidato da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), que é a ‘coligação’ de quatro anos formada pelos petistas com o PV e o PCdoB. Foi prefeito de Blumenau por duas vezes, deputado estadual por três mandatos e atuou como superintendente do Porto de Itajaí por cerca de um ano. A vice deve ser Beatriz Vargas (PSB), ex-candidata a vice-prefeita de Içara. A coligação é denominada de Frente Democrática tem também o apoio do Solidariedade.

Esperidião Amin (PP)

Professor universitário e advogado, Esperidião Amin tem mais de 50 anos de vida pública. Foi prefeito de Florianópolis, governador do Estado por dois mandatos (1983 e 1998), prefeito de Florianópolis por duas oportunidades, deputado federal por três mandatos e atualmente é senador por SC, cargo que já ocupou na década de 1990. Ex-presidente nacional do PP, concorreu ao Planalto em 1994. O vice é o ex-senador Dalírio Beber (PSDB). A coligação é chamada de Experiência para servir Santa Catarina e conta com o PTB.

Gean Loureiro (União)

Gean Loureiro é natural de Florianópolis. Advogado, foi vereador por cinco mandatos consecutivos entre as décadas de 1990 e 2000. Foi deputado estadual, presidente da antiga Fundação de Amparo à Tecnologia e Meio Ambiente (atual IMA) e prefeito da capital. Tem formação em administração e mestrado em engenharia de produção. Passou por PDT, PMDB, PSDB, DEM e é o presidente estadual do União. O vice é o ex-chefe da Casa Civil, Eron Giordani (PSD), e a coligação, denominada Bora Trabalhar, tem a participação do Patriota.

Jorge Boeira (PDT)

Jorge Boeira é formado em engenharia mecânica e foi professor da Escola Técnica Federal, além de ter trabalhado na indústria carbonífera. Filiado ao PMDB entre 1990 e 2001, foi eleito deputado federal pelo PT, em 2002. Em 2006, ficou na suplência e assumiu em 2009, sendo reeleito no pleito de 2010. Depois, migrou para o PSD e foi para o Progressistas, por onde foi reeleito em 2014. Entrou no PDT em 2022, depois de perder espaço no PP. O vice ex-deputado estadual Dalmo Claro de Oliveira. A chapa é pura.

Jorginho Mello (PL)

Filiado ao PL e atualmente presidente da legenda no estado, Jorginho Mello foi vereador em Herval d’Oeste, deputado federal e estadual por seis legislaturas, somadas. Foi presidente da Assembleia Legislativa e, nessa condição, governou o Estado interinamente em outubro de 2009. Desde 2019 é senador da República e um dos principais nomes do bolsonarismo em Santa Catarina. A vice é a ex-delegada regional Marilisa Boehm, de Joinville. O PL concorre em chapa pura

Leandro Brugnago (PCO)

Segundo a assessoria do PCO, o candidato é natural de Florianópolis, tem 31 anos e é marceneiro com ensino médio completo. É a primeira eleição que Brugnago concorre ao governo estadual. Seu nome é conhecido internamente no partido, tendo sido mencionado em artigos do Diário da Causa Operária, jornal oficial da legenda. O vice é Jair Aguiar Ramos. O PCO não fez coligação.

Odair Tramontin (Novo)

Tramontin tem 60 anos de idade e é natural de Campo Erê, no Oeste. Atua como promotor desde 1988 e foi o primeiro coordenador do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Blumenau, entre 2016 e 2018. No ano de 2020, foi candidato pelo Novo à prefeitura de Blumenau e ficou em terceiro lugar. O vice é o empresário de Criciúma, Ricardo Althoff, do mesmo partido. A legenda disputa em chapa pura.

Ralf Zimmer Junior (Pros).

Defensor público estadual desde 2016, Ralf Zimmer Junior, concorreu a deputado federal pelo PSDB em 2018 e não foi eleito. Foi para o Pros no começo deste ano e tenta definição judicial para ser candidato, uma vez que houve a realização de duas convenções no dia 5 de agosto com resultados divergentes. Em 2020, ficou conhecido por pedir o impeachment do governador Carlos Moisés e da vice Daniela Reinehr (PL). A vice é Ana Lúcia Meotti, do mesmo partido.

Notícias relacionadas

Previous
Next