Previous
Next

Chuva volumosa e ventania trazem risco para região

Segundo a Defesa Civil municipal, choveu nas últimas 96 horas, o total de 128,8 mm, em Laguna.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Persiste ao longo desta quarta-feira, 10, a condição de ventos fortes e persistentes de sudeste a sul, com rajadas de 80 km/h a 100 km/h, que podem ser superadas momentaneamente. As rajadas mais intensas ocorrem no decorrer do dia. Mar grosso, com picos de 4m a 5,5m, sendo totalmente desfavorável e com risco para navegação de pequenas e médias embarcações. Atenção para a condição de ressaca, alerta a Epagri/Ciram.

Segundo a Defesa Civil municipal, choveu nas últimas 96 horas, o total de 128,8 mm, em Laguna. A chuva é persistente, com moderada a forte intensidade em alguns momentos, o que ocasiona elevados acumulados de chuva dos Planaltos ao litoral.

A quinta-feira, 11, será marcada pela atuação de uma massa de ar frio, que deixará o tempo estável, com sol a variação de nuvens em grande parte de SC. No litoral e áreas próximas com maior presença das nuvens e chance de chuva de forma isolada, de fraca intensidade. Por conta da chuva já ocorrida nos últimos dias, o risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas a deslizamentos, alagamentos, enxurradas e inundações.

A sexta, 12, segue com a atuação de uma massa de ar frio, que favorece condições de tempo estáveis em boa parte de SC. Em localidades da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, as nuvens devem ser mais presentes e não se descarta a chance de chuva fraca, bem isolada.

Sábado, 13, e domingo, 14, de tempo estável, com predomínio de sol a poucas nuvens em grande parte de Santa Catarina. Na tarde de domingo, em localidades do Extremo Oeste e Oeste há chance de pancadas de chuva isoladas. As temperaturas aumentam gradativamente, com mínimas de 7°C a 12°C na porção central e de 13°C a 17°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 23°C na Serra, variam de 22°C a 26°C no Grande Oeste, Litoral Sul e de 19°C a 24°C nas demais regiões.

Em Laguna

QUARTA: mínima 8°C e máxima 14ºC – Encoberto com chuva;
QUINTA: mínima 8ºC e máxima 15ºC – Chuva, melhorando no decorrer do dia;
SEXTA: mínima 9ºC e máxima 18ºC – Sol com algumas nuvens;
SÁBADO: mínima 10ºC e máxima 20ºC – Sol com muitas nuvens.

Veja os detalhes

Quarta-feira (10/08):
Tempo: instável com chuva em SC e maiores volumes de chuva do centro ao leste do Estado, com chuva mais persistente e forte no Litoral e Vale do Itajaí até a tarde. No decorrer do dia o tempo melhora a partir do oeste.
Temperatura: baixa.
Vento: sudeste a sudoeste, mais intenso e persistente no Litoral e Vale do Itajaí com rajadas de 80 a 100km/h.
Sistema: ciclone próximo à costa de SC, afastando-se no decorrer do dia. Massa de ar frio avançando no Sul do Brasil.

Quinta-feira (11/08):
Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens e chuva isolada no Litoral, melhorando no decorrer do dia com sol em todas as regiões de SC.
Temperatura: baixa.
Vento: sul a sudeste, passando a nordeste do Extremo Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado, com rajadas no Litoral na madrugada.

Sexta-feira e Sábado (12 e 13/08):
Tempo: sol em SC, com mais nuvens e nevoeiros ao amanhecer no Litoral e norte do Estado.
Temperatura: baixa ao amanhecer, com condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul (mínima próxima de 0°C). Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil

Previous
Next