Previous
Next

Chuva e frio seguem nos próximos dias

A segunda-feira, 8, será de muitas nuvens e chuva ocasional no litoral e áreas próximas por conta da umidade vinda do mar em direção ao estado e a atuação de uma área de baixa pressão próxima ao litoral catarinense.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A chuva acumulada prevista entre domingo e quarta-feira, será elevada, sendo mais persistente e com maior intensidade entre os dias 9 e 10, terça e quarta, quando fortes rajadas de vento atingem o litoral de Santa Catarina, segundo alerta da Epgari/Ciram.

Segundo o órgão, há previsão ainda para ventos fortes de sudeste a sul, com rajadas de 80 km/h a 100 km/h, que podem ser superadas momentaneamente. As rajadas mais intensas ocorrem na quarta-feira, 10. Mar muito agitado a grosso, com picos de 3 a 4 metros. Atenção para a condição de ressaca, sendo totalmente desfavorável e com risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

O domingo, 7, será com muitas nuvens a nublado, chuva persistente dos Planaltos ao litoral de Santa Catarina a qualquer hora do dia e ocasionar acumulados altos. Não se descarta a chance de temporais bem isolados no norte do estado. No Grande Oeste, o sol ainda aparece em meio a muitas nuvens, mas ainda podem ocorrer pancadas de chuva isoladas com trovoadas. Isto se deve ao deslocamento de cavados aliado a umidade vinda do mar em direção a SC e ao fluxo de calor e umidade vindo da região Amazônica em direção a região Sul.

A segunda-feira, 8, será de muitas nuvens e chuva ocasional no litoral e áreas próximas por conta da umidade vinda do mar em direção ao estado e a atuação de uma área de baixa pressão próxima ao litoral catarinense. No decorrer do dia, principalmente, a partir do meio/final da tarde, a chuva (de forma isolada) e que pode vir acompanhada de trovoadas se estende para as demais áreas.

Na terça-feira, 9, a formação de um ciclone extratropical mantém o tempo instável, com chuva persistente, de moderada a forte intensidade, elevados acumulados em curto intervalo de tempo, que podem vir acompanhadas de temporais isolados.

Na quarta, 10, o ciclone ocasiona chuva em grande parte de Santa Catarina, principalmente dos Planaltos ao litoral, com elevados volumes sendo esperados nesta área. Também favorece a intensificação do vento médio e das rajadas de ventos no litoral e áreas próximas, podendo ser superiores a 80 km/h, com direção sudeste/sul e a agitação marítima (altura de ondas que podem chegar aos 4,0 m) no litoral. Ainda, com a lua na fase cheia, há chance de alagamentos costeiros.
Na quinta-feira, 11, com o ciclone afastado de Santa Catarina, as condições do tempo melhoram.

Em Laguna

DOMINGO: mínima 10°C e máxima 15ºC – Encoberto com chuva;
SEGUNDA: mínima 11ºC e máxima 15ºC –
Encoberto com chuva;
TERÇA: mínima 9ºC e máxima 14ºC – Encoberto com chuva;
QUARTA: mínima 8ºC e máxima 13ºC – Encoberto com chuva.

Veja os detalhes

Domingo (07/08):
Tempo: instável com chuva em SC. Chance de abertura do Extremo Oeste ao Planalto Sul. Nas áreas de divisa com o PR, chuva mais persistente e com maiores volumes.
Temperatura: baixa.
Vento: sudeste a nordeste no interior e de leste no litoral, fraco a moderado.
Sistema: cavado (área de baixa pressão) no Sul do Brasil. Baixa pressão no litoral de SP, favorecendo a circulação marítima no litoral de SC.

Segunda-feira (08/08):
Tempo: no Oeste e Meio-Oeste, sol com muitas nuvens e chuva à noite. Nas demais regiões, instável com chuva isolada. No Litoral Sul, chuva mais persistente e com maiores volumes.
Temperatura: baixa.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral.
Sistema: cavado (área de baixa pressão) no Sul do Brasil. Baixa pressão no litoral de SP afastando-se em direção ao mar.

Terça-feira (09/08):
Tempo: instável com chuva em SC, devido a um ciclone no Sul do Brasil. Maiores volumes de chuva do centro ao leste de SC.
Temperatura: baixa.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado, com fortes rajadas no Litoral, de 60 a 80km/h, devido à intensificação do ciclone na costa de SC.

Quarta-feira (10/08):
Tempo: instável com chuva em SC, melhorando no decorrer do dia, a partir do Extremo Oeste, com o ciclone afastando-se em direção ao mar. Maiores volumes de chuva do centro ao leste de SC.
Temperatura: mais baixa, com uma massa de ar frio avançando para SC.
Vento: sudeste a sul, fraco a moderado, com fortes rajadas no Litoral, de 80 a 100km/h, devido ao ciclone na costa de SC.

Quinta-feira (11/08):
Tempo: melhora com sol em SC.
Temperatura: baixa.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil

Notícias relacionadas