Revista classifica Laguna como uma das melhores cidades de pequeno porte do país

A classificação da cidade foi tomada com base em indicadores que vão desde o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD) a dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Ministério do Desenvolvimento.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

O ranking As melhores cidades do Brasil, divulgado no final de junho pela revista IstoÉ, de circulação nacional, classificou a cidade de Laguna em primeiro lugar nos indicadores sociais de habitação, entre municípios de pequeno porte.

A pesquisa é da Austin Rating, empresa que tem mais de 30 anos de atuação no mercado classificador de risco de crédito de origem brasileira, em parceria com a Editora Três, publicadora da revista nacional. São 5.570 cidades no país, sendo que 5.565 foram avaliados em vários quesitos.

A classificação da cidade foi tomada com base em indicadores que vão desde o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD) a dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Ministério do Desenvolvimento. O resultado do somatório das pontuações deixou o município à frente de Imbituba, por exemplo. O levantamento calculou que Laguna tem PIB de R$ 891.933,20 e PIB Per Capita de R$ 19.468,57, e quase 47 mil habitantes.

A cidade foi um dos destaques de uma matéria específica para os indicadores sociais de habitação, figurando ao lado da capital cearense Fortaleza, a primeira entre as grandes cidades e Rio das Ostras (SP), líder entre as de médio porte. A reportagem conta com uma entrevista com o prefeito Samir Ahmad (Republicanos), que fala dos projetos para o município. “Tornar Laguna um município sustentável socioeconomicamente, com base na indústria do Turismo, é o meu sonho como gestor”, disse o político à IstoÉ.

Laguna, porém, ficou de fora do ranking principal, que reúne as 50 cidades de pequeno porte com a melhor avaliação do país. Entre as melhores classificadas, estão as catarinenses Timbó (primeira da lista), Pomerode, São Miguel do Oeste, Rio Negrinho, Joaçaba, Porto União, Maravilha, Braço do Norte, que também faz parte da Amurel.