Serão conhecidas nesta quinta-feira, 14, as propostas das empresas interessadas em fazer a coleta de lixo nas áreas urbanas e localidades rurais de Laguna. O edital de licitação corre desde o dia 1º e seu resultado começará a sair a partir das 14h.
A contratada fará coleta, transporte e descarga de resíduos sólidos domiciliares e comerciais, durante 12 meses, tempo que pode ser ampliado devido à necessidade. O pregão tem valor global de R$ 2.914.380.
Esse mesmo processo tinha sido lançado em abril, mas foi suspenso para correções. Havia a expectativa de que o novo certame contemplasse a coleta seletiva, mas a licitação não cita esse procedimento. A política pública, porém, segue em planejamento e deve sair só no final do ano.
Segundo apurado junto à prefeitura, as principais críticas à coleta no último ano foram levadas em consideração na formatação do certame. Entre as modificações, por exemplo, o dia de passagem nas comunidades do Distrito de Ribeirão Pequeno, onde na baixa temporada o caminhão passará duas vezes – atualmente, passa apenas uma. Além disso, o edital prevê que a empresa deverá disponibilizar um carro de apoio para auxiliar no recolhimento do lixo.
Hoje, o serviço é operado pela empresa Sanetran, do Paraná, que venceu a licitação realizada em 2020 e atua desde março de 2021. O contrato, de um ano, venceu e a prefeitura prorrogou a vigência. Desta forma, a coleta continuará em funcionamento até que haja a definição da concessionária.