Pescaria Brava terá vacinação contra a gripe no sábado

Segundo a pasta, a ação estará disponível para toda população e ocorrerá nas unidades de saúde de Laranjeiras e Barreiros, entre 13h e 17h.
Foto: Marcello Casal Jr./ABr

A prefeitura de Pescaria Brava anunciou para o próximo sábado, 9, vacinação contra a influenza H1N1.

Segundo a Secretaria de Saúde, a ação estará disponível para toda população e ocorrerá nas unidades de saúde de Laranjeiras e Barreiros, entre 13h e 17h.

Não haverá necessidade de agendamento. A coordenadora Nacional do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, alerta sobre a importância do público-alvo ainda se imunizar para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos. “É importante que a população da campanha se vacine neste período para ficar protegida principalmente durante o inverno. A vacina demora 15 dias para fazer efeito no organismo, por isso o Ministério da Saúde reforça a campanha no inverno, período de maior circulação dos vírus da influenza”, destacou.

A vacina disponibilizada protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

Notícias relacionadas

Previous
Next