Com quase 2 mil crianças vacinadas, Laguna começa hoje imunização da faixa dos 3 anos ou mais

Estratégia adotada foi a de uma jornada estendida, das 17h às 20h, para oportunizar aos pais ou responsáveis levarem as crianças às salas de vacina sem prejuízo do horário de trabalho. As salas abertas serão: Passagem da Barra, Mar Grosso, Magalhães, Campo de Fora, Progresso, Esperança, Cabeçuda, Caputera e Portinho.
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Dados do último vacinômetro divulgado pela prefeitura de Laguna apontam que a cidade já imunizou exatas 1.989 crianças na faixa etária de 5 anos ou mais contra o novo coronavírus. O número, que deve ser atualizado na quinta-feira, 28, deve crescer porque a partir desta quarta-feira, 27, a cidade começa a imunização da faixa etária de 3 anos ou mais.

Segundo a secretária Gabrielle Siqueira, a estratégia adotada foi a de uma jornada estendida, das 17h às 20h, para oportunizar aos pais ou responsáveis levarem as crianças às salas de vacina sem prejuízo do horário de trabalho. As salas abertas serão: Passagem da Barra, Mar Grosso, Magalhães, Campo de Fora, Progresso, Esperança, Cabeçuda, Caputera e Portinho.

Isso não quer dizer, porém, que a imunização desse novo público-alvo será apenas nesta quarta. Quem não puder aproveitar o horário ampliado, poderá levar o menor para vacinação nos dias seguintes nos períodos definidos para cada unidade de saúde. Para receber a vacina, é necessário que o pai, mãe ou responsável leve a caderneta e o cartão do SUS da criança.

A vacinação dos maiores de 3 anos se tornou possível após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso da vacina Coronavac, do Instituto Butantan, nesse público. O Ministério da Saúde acatou a aprovação e autorizou os estados a fazerem a aplicação do imunizante.