Trato por Laguna fará testes de fumaça na Vila Vitória

Ação é para identificar ligações pluviais na rede de esgoto da Casan de forma a melhorar o funcionamento do sistema.
Foto: Trato por Laguna/Divulgação

O Trato por Laguna vai realizar, na quarta-feira, 15, testes com equipamento insuflador de fumaça para identificar ligações cruzadas entre as redes de drenagem pluvial e de esgoto. As vistorias serão em imóveis nas ruas Catarina, São Benedito e dos Pescadores, todas na Vila Vitória.

Os proprietários de imóveis foram notificados por comunicação enviada pelo correio. De acordo com a equipe, a ação é para identificar ligações pluviais na rede de esgoto da Casan de forma a melhorar o funcionamento do sistema.

Durante as inspeções o equipamento é colocado na Caixa de Inspeção (CI), que concentra os pontos geradores de esgoto de um imóvel: a máquina produz fumaça atóxica para circular pela rede e sair pelos pontos conectados à tubulação. Se a fumaça aparecer em uma boca de lobo ou sair em ralos pluviais ou calhas do imóvel significa que existe alguma irregularidade na conexão que precisa ser consertada.

Quando as águas residuais da chuva caem equivocadamente na rede de esgoto, aumentam as chances de extravasamentos, com o retorno do esgoto para as residências. Da mesma forma, o esgoto despejado incorretamente na rede de drenagem pluvial causa problemas ambientais, pois ao invés de ser conduzido para estação de tratamento será lançado diretamente nos rios lagos e mares, poluindo os mananciais.

Notícias relacionadas