Com 21 vagas em Laguna, IBGE aceitará inscrições para Censo até esta quarta

Censo está previsto para ocorrer entre 1º de agosto a 31 de outubro.
Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aceita até esta quarta-feira, 15, inscrições para o processo seletivo de recenseadores. São 3.428 vagas em Santa Catarina, sendo 21 para Laguna. Há reserva de vagas para pessoas pretas ou pardas ou com deficiência.

A inscrição é gratuita e não haverá provas. A seleção será por pontuação. Segundo o IBGE, o pré-requisito para ocupar a vaga é o ensino fundamental (antigo 1º grau) completo. A análise de títulos atribui ao ensino fundamental 1 ponto; o ensino médio (antigo 2º grau) incompleto, 3 pontos; o ensino médio completo, 5 pontos; o ensino superior incompleto, 7; e o ensino superior completo, 10.

Há vagas em 290 cidades de Santa Catarina. Blumenau com 201 postos concentra a maior parte. Joinville tem 199 e Criciúma, 152. As inscrições são feitas online no Portal do IBGE, no qual se deve preencher e enviar o formulário de inscrição. O interessado tem que ter 18 anos completos na data da contratação, que ocorrerá em julho; estar em dia com as obrigações eleitorais e as obrigações militares; não se encontrar na condição de sócio-gerente ou administrador de sociedades privadas, o que inclui os Microempreendedores Individuais (MEI).

O recenseador terá contrato temporário e vai receber por produção. Para isso, o IBGE disponibiliza um simulador online que estima o salário com base no município de atuação e nas horas semanais trabalhadas, que são flexíveis. O instituto espera, ao menos, 25 horas de trabalho por semana. O Censo está previsto para ocorrer entre 1º de agosto a 31 de outubro.