Previous
Next

Transmissões de aulas e conteúdos educativos pela TV são retomadas em SC; como assistir

Com transmissão que pode ser assistida em Laguna e Pescaria Brava, a TV educativa tem transmissão durante o dia inteiro e um portal na internet para complementar as informações.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna
Previous
Next

Foram retomadas, na manhã desta terça-feira, 24, as transmissões das aulas e conteúdos educativos pela TV Educa SC, projeto educacional do governo estadual que consiste em um canal de televisão voltado a fornecer uma espécie de extensão da sala de aula para os estudantes catarinenses.

O canal é baseado no que foi desenvolvido em 2020, durante a pandemia, no estado do Amazonas. As transmissões são possíveis em virtude da digitalização do sinal televisivo em Santa Catarina. Nesse sistema, é possível que existam “mais canais” dentro de uma mesma frequência. É o que se chama de multiprogramação.

Em Santa Catarina, como não há emissora de TV pública de sinal aberto e digital com alcance estadual, o projeto é levado ao ar através das emissoras da NDTV em Florianópolis, Criciúma, Joinville, Xanxerê, Chapecó, Blumenau e Itajaí, bem como suas repetidoras. A TV Educa SC pode ser sintonizado nos canais virtuais 7.2 e 7.3, em Laguna e Pescaria Brava.

A TV educativa tem transmissão durante o dia inteiro e um portal na internet (educasc.com.br) para complementar as informações. O projeto pode ser considerado uma evolução das aulas virtuais. Nesse retorno, a Secretaria de Estado da Educação (SED) pretende ampliar a interação e o contato com o aluno-telespectador.

Programação

O canal Educa SC 7.2 transmitirá as aulas para os estudantes do 1º ao 7º ano do ensino fundamental. E o Educa SC 7.3 terá conteúdos voltados aos estudantes de 8º e 9º do fundamental, e de 1º a 3º do ensino médio.

As aulas têm duração que variam de 20 a 30 minutos. Já que a programação é aberta e caso seja interessante ao estudante, ele deve conferir a grade de aulas para ficar atento aos conteúdos que precisa acompanhar.

As videoaulas serão gravadas e disponibilizadas no portal no dia seguinte à exibição. Durante a manhã serão transmitidas aulas inéditas e no restante do dia, irão ao ar as reprises.

A grade de programas desta semana, com horários e conteúdos para cada série, pode ser acessada neste link. O material de apoio e publicações interativas sobre educação são acessados no portal do canal educativo.

Presença registrada

No início, meio e fim de cada aula transmitida será exibido um código QR que deve ser ‘escaneado’ através da câmera do celular. Ao ser reconhecido, o código irá direcionar os estudantes para o portal Educa SC, onde eles devem digitar a cidade, a escola, a sua matrícula e o código de validação que vai estar na tela da TV.

Cada aula terá um código próprio e os alunos têm de anotá-lo para registrar a presença. As aulas gravadas e postas no portal não contarão com o código de validação.

Previous
Next
Previous
Next