Time de Bentos estará no Regional de Imbituba, que começa em junho

Clube manteve boa parte do elenco que disputou o Municipal de Laguna em 2021.
América de Bentos. Divulgação/DME Laguna

O Esporte Clube América, de Bentos, planeja focar seus planejamentos em 2022 nas disputas dos campeonatos regionais de Tubarão e de Imbituba. Nesta semana, o clube confirmou sua presença na competição organizada pela Liga Imbitubense de Futebol (LIF), que marcou para o dia 12 de junho, um domingo, o início das partidas do principal torneio da região dos lagos.

Para participar do campeonato da LIF, o time lagunense fechou parceria com o Independente, do Campo da Aviação. Na teoria, os registros estão no nome do clube imbitubense, mas na prática quem irá a campo será o alvirrubro da região Norte da cidade. O acordo esportivo é uma prática comum em competições amadoras e foi necessário para que lá na frente, o América não perca sua vaga no Regional da Liga Tubaronense (LTF).

O presidente Gusttavo Cardoso detalhou ao Portal que o clube de Bentos manteve boa parte da equipe que disputou o Municipal de Laguna em 2021. Entre as ‘pratas da casa’ que ficaram: Matheus Laguna, Andrei, Edson e Douglas, sendo que estes dois são moradores da comunidade. A montagem do elenco está sob responsabilidade do técnico Maycon Ferreira, que já trouxe para o time os atletas Ramon Fraga e Foguinho, respectivamente, campeão e vice da Copa Sul com Turvo e Metropolitano, de Nova Veneza.

“A nossa expectativa é uma das melhores, mantivemos os nomes do bairro e alguns jogadores de fora. Esse ano, as partidas serão disputadas em casa, e isso traz a nossa torcida, que é tão fanática e tão bonita”, comentou Cardoso.

Questionado sobre o Municipal de Laguna, o dirigente do América foi bem realista e destacou que neste ano a taça local está em segundo plano. “Aqui na comunidade, está bem difícil agrupar jogadores ‘da casa’ para o aspirante e o titular. E esse ano promete ser um bom campeonato, mas a equipe não pretende olhar tão firmemente para o municipal. Procuramos dar atenção aos campeonatos federados”, justificou.

A estreia dos lagunenses será justamente em seu campo, o Bem Amado, contra o Vera Cruz, de Garopaba, às 15h. O jogo também marcará a volta das partidas válidas em competição no gramado do estádio de Bentos. Com exceção de amistosos, a praça esportiva não recebe encontros do gênero desde 2019.

Regional da LIF terá cinco equipes

A LIF organizou seu campeonato com cinco equipes que manifestaram interesse em disputar os jogos em busca da taça regional. Além do América, querem o troféu e a vaga na Copa Sul: o Exército, Amigos de Roça Grande (ARG) e Aldeia, de Imbituba; e Vera Cruz, de Garopaba.

Conforme regulamento, as cinco equipes se enfrentarão em turno único na primeira fase e os quatro melhores colocados passam à próxima etapa. A segunda fase ou semifinal será disputada em jogos eliminatórios de ida e volta, com os confrontos de 1º contra 4º e 2º versus 3º, onde as equipes melhores colocadas na fase anterior decidirão o segundo jogo em seu estádio, para definirem as duas equipes que avançam a última fase.

Essa terceira etapa é a grande final, que será disputada em jogo único, em local a ser definido pela LIF. A equipe que vencer o confronto se sagra campeã, em caso de empate a decisão irá aos pênaltis. A tabela completa pode ser vista aqui.

Confrontos da primeira rodada*

  • 12/jun, 15h – ARG x Exército, no estádio João Batista Alves, em Imbituba;
  • 12/jun, 15h – América x Vera Cruz, no Bem Amado, em Bentos.

* – Conforme o regulamento, por haver número ímpar de equipes, o Aldeia folga na primeira rodada.