#SóAcho: Recomendadas, elas estão voltando

Um resumo dos principais fatos da semana, na visão e nas lentes de Elvis Palma.
Foto: Freepik

MAIS UMA VEZ RECOMENDADA: Com o crescimento de casos de doenças respiratórias em crianças e também adultos, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina emitiu uma nota de recomendações de proteção contra os vírus. No meio dessas medidas, está a utilização de máscaras de proteção facial.

CASOS POSITIVOS chamam a atenção, novamente. Com 283 casos confirmados até o dia 26 de maio os números superam os meses de março com 243 casos e o mês de abril com 88 casos confirmados de coronavírus. A diferença entre o mês que passou e esse que está acabando, em termos percentuais, representa um aumento de 221,59%, aproximadamente. No último mapa de risco, nossa cidade estava classificada com a cor vermelha, com risco alto em relação ao Covid-19 e o último boletim do município registrou 62 casos em um único dia, acendendo um sinal de alerta.

VACINÔMETRO: A Secretaria de Saúde atualizou os dados referente às pessoas vacinadas contra a Covid-19 no município. De acordo com o levantamento, são 37.045 adultos com a primeira dose da vacina, sendo 1.910 crianças vacinadas. Com as duas etapas de imunização somam 35.401 adultos, e 907 crianças com as duas doses da vacina. Vacinados com a terceira dose somam 20.355 e com a 4ª dose 364 pessoas. Estes são os dados até o dia de hoje, 27 de maio.

DIA 25 DE MAIO é lembrado como o Dia Estadual da Preservação do Boto Pescador. A data comemorativa estadual foi instituída pela Lei 17.084, de 12 de janeiro de 2017, a partir de um projeto de autoria do deputado José Milton Scheffer, cujo objetivo era de promover ações de conscientização sobre a importância da preservação da espécie para o desenvolvimento cultural e econômico da região. O projeto de lei foi sugerido por alunos da Escola de Educação Básica Ana Gondin, de Laguna, participantes de 21ª edição do Parlamento Jovem Catarinense em 2016.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

TEM ASSINATURA AMANHÃ: Da ordem de serviço para pavimentação da rodovia Ageu Medeiros. A assinatura será feita pelo governador Carlos Moisés (Republicanos) com ato marcado para acontecer na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, às 15h, em Tubarão. O valor da obra está orçado em 84,5 milhões do governo estadual, via convênio com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM) da associação.

OBRAS QUE SEGUEM 1: Para melhoria da avenida Colombo Machado Salles, tem asfalto finalizado em apenas 60 dias. As obras iniciadas em 14 de março pela empresa Qualidade Mineração ainda tiveram executados mais de 1.000m de drenagens. Agora se iniciam as calçadas padronizadas.

OBRAS QUE SEGUEM 2: No anel binário continuam, principalmente na padronização das calçadas. Outros pontos ainda vêm recebendo asfalto, intervenção da Casan e ajustes finais em toda a sua extensão. Agora, é aguardar estarem prontas, pois o que se espera é a melhora da mobilidade urbana na cidade. Como toda grande obra tem seus transtornos e claro, tem os que torcem contra, porém, tem muitos que aplaudem essas melhorias.

FORAM CINCO novos veículos adquiridos pelo município. Dois veículos Fiat Pulse Dream e três Fiat Strada Endurance que agora passam a fazer parte da frota municipal. Uma coisa é certa, se antes reclamavam dos valores gastos em aluguéis de veículos, agora é elogiar essa aquisição, que certamente irá dar melhores condições aos serviços prestados pelo município.

QUE BACANA esse projeto da E.E.B. Vereador Jurandir Pereira dos Santos, na comunidade da Cigana. Melhor ainda quando envolveu familiares, alunos e profissionais da escola. A parada do ônibus, localizada em frente à sede da unidade escolar, se transformou num ambiente colorido e aconchegante, após receber cuidados iniciais da equipe de manutenção, com correção nas imperfeições das paredes, piso e pintura das superfícies. A responsável e idealizadora do desenho foi a professora de artes, Ana Paula de Oliveira Jesus Laureano, que trabalha na instituição. Já pensou em fazer isso também no seu bairro?

Divulgação

QUE LEGAL: Um grupo com cerca de 15 crianças, alunos e alunas do projeto ‘Navegar‘ do Departamento Municipal de Esportes (DME), participou de um mutirão de limpeza nas docas do Centro Histórico. A ação contou também com a equipe da Secretaria Municipal de Obras. Mais uma vez fica o exemplo a ser seguido por muitos que passam o dia todo reclamando e buscando detalhes para críticas.

VAI TER ASFALTO NA REGIÃO DO FAROL: Um investimento que somado passa de R$ 4,4 milhões será aplicado na pavimentação asfáltica de duas vias na região da ilha, em Laguna. O acesso à praia do Ipuã e a estrada geral do Farol de Santa Marta tiveram suas licitações abertas na segunda-feira. Ambas as obras com investimentos do governo do estado de Santa Catarina. Tem quem reclame, mais uma coisa é certa, essa proximidade da gestão municipal com a do estado quem ganha é o nosso município.

RUMO A SALVAÇÃO DO PLANETA: A E.E.B Nininha Guedes dos Reis em Barbacena, realizou essa semana uma passeata de conscientização sobre meio ambiente seguindo os objetivos do desenvolvimento sustentável ODS. Os alunos com cartazes na mão caminhando e recolhendo o lixo do chão chamaram a atenção para esse importante tema. Parabéns aos alunos, direção escolar, professores e a Polícia Militar que deu segurança a essa passeata. Mais uma vez com envolvimento de muitos, mais uma vez exemplo a ser seguido.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next
Previous
Next