Previous
Next

Secretário garante assinatura de edital da Praia do Sol

Uma adequação técnica forçou o adiamento da previsão inicial de lançar o edital de licitação da pavimentação em abril e agora a nova data que se trabalha é ter o texto legal publicado até sexta-feira, 13.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Santa Catarina assinou um convênio importante para a infraestrutura viária e turística do estado: a pavimentação asfáltica da Rota Caminhos do Mar, que aproveita as bases da antiga ideia de Interpraias no Litoral Sul. A primeira etapa vai começar nos limites de Balneário Gaivota com Passo de Torres e Balneário Arroio do Silva e no acesso da BR-101 à Passo de Torres. São R$ 59,2 milhões em investimentos. E Laguna está no meio do projeto com duas obras esperadas há muito tempo: a pavimentação da Praia do Sol e a ponte sobre o Canal da Barra.

Entre outras intervenções viárias, essas são duas obras que aparecem no traçado da Caminhos do Mar. Delas, a pavimentação no balneário da região Norte de Laguna é a que está mais perto de virar realidade. Uma adequação técnica forçou o adiamento da previsão inicial de lançar o edital de licitação da pavimentação em abril e agora a nova data que se trabalha é ter o texto legal publicado até sexta-feira, 13.

A informação foi dita ao Portal Agora Laguna pelo secretário de Estado da Infraestrutura (SIE), Thiago Vieira. “Estamos na reta final da aprovação e o nosso planejamento é aprovar o projeto final e lançar a licitação até sexta-feira. Não é só o acesso à Praia do Sol, é também o acesso ao Gi”, detalha o gestor.

A pavimentação contempla as avenidas Jaime Rodrigues, Clodoaldo Althoff, Léo Feuerschuette e Cláudio Horn, ligando Praia do Sol ao Gi. O asfaltamento criará uma alternativa para o trânsito da região e servirá como rota para chegar à cidade, com segurança viária e fluidez ao tráfego de veículos. Isso fará uma espécie de segundo acesso Norte – o primeiro é o via Barbacena – e também será o ponto final da Caminhos do Mar.

A ponte sobre o Canal da Barra tem aproximadamente o mesmo tempo da espera pelo asfalto na Praia do Sol. A popular Ponte do Pontal, cuja ideia atual é nomeá-la como Giuseppe Garibaldi, está com cronograma atrasado e gerou preocupação na última semana. A plataforma de sondagem foi levada pela maré na cheia do canal e acabou encalhando no Gi. A empresa ainda avalia se há como continuar utilizando o equipamento.

Segundo Vieira, o incidente não deve trazer mais atrasos. “Na verdade, há um replanejamento em razão disso, mas a gente não acredita que irá comprometer tanto. A gente já tinha feito a sondagem principal, a das torres, e já é possível, com isso, fazer o detalhamento da parte estrutural que é o que está faltando”. Agora, a previsão é que até junho o projeto executivo esteja concluído para seguir à fase da licitação.

140 quilômetros

A Caminhos do Mar terá aproximadamente 140 quilômetros e passará por Balneário Gaivota, Balneário Arroio do Silva, Passo de Torres, Araranguá, Balneário Rincão, Jaguaruna e Laguna. “Vai conectar as regiões e dar mais mobilidade”, frisa Vieira.