Primeira onda de frio em SC tem previsão de geada e neve, segundo Epagri/Ciram

No decorrer da tarde e noite do domingo, 15, uma intensa massa de ar frio de origem polar avança pela Argentina, Uruguai e Brasil, provocando declínio acentuado de temperatura, com indicativo da primeira onda de frio na próxima semana, entre 16 a 20 de maio.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Neste próximo fim de semana as nuvens voltam a predominar com chuva isolada em Santa ,Catarina, devido a influência de um cavado (área de baixa pressão) e a formação de uma frente fria. No decorrer da tarde e noite do domingo, 15, uma intensa massa de ar frio de origem polar avança pela Argentina, Uruguai e Brasil, provocando declínio acentuado de temperatura, com indicativo da primeira onda de frio na próxima semana, entre 16 a 20 de maio.

Na sexta-feira, 13, o sistema de alta pressão se desloca em direção ao oceano e favorece o transporte de umidade do mar em direção à costa catarinense, o que mantém o dia com variação de nuvens nas áreas dos planaltos ao litoral. Nas demais áreas do estado o predomínio ainda é de sol em grande parte do dia, sem risco para ocorrências meteorológicas.

Para sábado, 14, uma área de baixa pressão deixa o tempo instável no oeste do estado, provocando pancadas de chuva nestas regiões, e aumento de nebulosidade, que avançam gradualmente para a região dos Planaltos e áreas litorâneas entre o período da tarde e noite.

No domingo, 15, a formação de uma baixa pressão provoca nebulosidade e pancadas isoladas de chuva. Além disso, os ventos mudam de nordeste para sul, com rajadas de intensidade moderada nas áreas litorâneas após a passagem do sistema.

Entre segunda-feira, 16, e terça, 17, após a rápida passagem de uma frente fria associada a uma baixa pressão,  uma intensa massa de ar frio de origem polar avança sobre o estado. A sensação é de frio intenso, com possibilidade de temperaturas negativas nas áreas mais elevadas na serra e geada ampla no estado. Nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí, na terça-feira, as temperaturas ficam próximas dos 10°C no amanhecer.

Com esse frio, tem condição de neve?

Ainda é cedo para afirmar, mas tem indicativo sim especialmente no Planalto Sul de SC nos dias de terça e quarta-feira (17 e 18/05) devido a elevada umidade na região, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e RS, e temperatura baixa de -1°C a 5°C. Essa combinação favorece a ocorrência de neve, segundo a Epagri/Ciram.

E a geada, pode ocorrer também?

Sim, para formação de geada é necessário umidade relativa do ar baixa e temperatura baixa. Desta forma, essa condição deve ocorrer a partir do dia 19/05, com mínima negativa e geada nas áreas altas do Estado de SC.

Em Laguna

SEXTA: mínima 14ºC e máxima 21ºC – Sol com algumas nuvens;
SÁBADO: mínima 11°C e máxima 22ºC –
Sol com aumento de nuvens;
DOMINGO: mínima 12ºC e máxima 22ºC –
Nebulosidade variável e chuva isolada;
SEGUNDA: mínima 6ºC e máxima 18ºC –Encoberto, melhorando no decorrer do dia.

Veja os detalhes

Sexta-feira (13/05):
Tempo: ensolarado em SC, com mais nuvens e nevoeiros pela manhã, especialmente no leste do Estado (Planalto ao Litoral).
Temperatura: em elevação durante o dia.
Vento: sul a sudeste, passando a nordeste do Extremo Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar frio e seco (alta pressão) afastando-se para o oceano.

Sábado (14/05):
Tempo: sol com aumento de nuvens em SC. No Litoral Norte, chuva fraca na madrugada e manhã. No decorrer do dia condição de chuva isolada no Extremo Oeste e Oeste.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer e em elevação durante o dia.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.
Sistema: massa de ar frio no oceano. Cavado (área de baixa pressão) no RS.

Domingo (15/05):
Tempo: predomínio de nuvens com chuva isolada em SC, devido à proximidade de um sistema de baixa pressão do litoral.
Temperatura: mais elevada, em declínio no fim do dia com o avanço de uma intensa massa de ar frio de origem polar no Brasil.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado, com rajadas, mais intensas no Litoral (50 a 70 km/h) no fim do dia.

Segunda-feira (16/05):
Tempo: mais nuvens na madrugada e manhã, com sol e frio no decorrer do dia em todas as regiões de SC.
Temperatura: em declínio acentuado com a massa de ar polar mais próxima de SC.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado, mais forte no Litoral (50 a 70 km/h).

Terça-feira (17/05):
Tempo: mais nuvens com condição de chuva congelada e/ou neve no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul na madrugada e manhã. Sol com variação de nuvens nas demais regiões de SC.
Temperatura: baixa em todo o Estado.
Vento: sudoeste a oeste, moderado com rajadas fortes de 50 a 80 km/h.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil

Notícias relacionadas

Previous
Next