O contrato entre o Consórcio Intermunicipal Mulifinalitário (CIM) da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) e a Construtora Fernandes (Confer) para a pavimentação da rodovia Ageu Medeiros foi oficialmente assinado nesta terça-feira, 24. A obra, agora, depende da assinatura da ordem de serviço, pelo governo estadual, para iniciar. Ainda não há um prazo definido para esse procedimento.
A empresa ofertou pouco mais de R$ 76,5 milhões para levar a licitação aberta ainda em dezembro de 2021. O certame chegou a ser cancelado após a Setep, segunda colocada, apontar falhas em uma planilha. A Confer, então propôs que, como as propostas tinham sido abertas, o valor pudesse ser corrigido já que a diferença seria mínima.
A Amurel entendeu por relançar o procedimento, mas o Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu acatar um recurso da empreiteira e reconhecer a sua ideia. Na última semana, o CIM deu 48 horas para a concorrente atualizar as planilhas para que fosse feita a assinatura do contrato. Os recursos para a pavimentação são fruto de um convênio entre a associação regional e o governo estadual.
A rodovia tem 24 quilômetros, sendo 11 em Tubarão e 13 em Laguna. A intenção é criar um acesso alternativo à BR-101, de modo a integrar a região por Laguna (a partir do Farol), Capivari de Baixo e Tubarão. A vencedora do certame vai cumprir as etapas de pavimentação asfáltica da via, além da instalação da drenagem pluvial, de uma ciclovia, da sinalização viária e a construção de uma ponte.