Força-tarefa inicia resgate em comunidade no Distrito de Ribeirão

Comunidade da Madre, no Distrito de Ribeirão Pequeno, é uma das que apresenta situação mais crítica nas últimas horas.
Divulgação/Gecom/PML

Uma das principais localidades atingidas pelas chuvas das últimas 72 horas, a comunidade da Madre, no Distrito de Ribeirão Pequeno, enfrenta pontos de alagamento com o transbordo das águas do rio Sambaqui. Já há algumas casas com a presença da água e a preocupação de como ficará a situação dos moradores nas próximas horas aumenta.

Mais cedo, a comunidade tentou por conta própria abrir uma vala para facilitar o escoamento da água e depois uma máquina da prefeitura chegou para auxiliar, mas acabou quebrando. Diante disso, o município mudou a estratégia. “A água entra nas casas, a situação está feia e a gente não sabe o que faz”, comenta o morador Leonardo de Bem.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Paulo Sérgio Ribeiro e Silva, uma ação conjunta da prefeitura e da Polícia Militar (PM) foi organizada para agilizar a remoção das famílias e já deram início aos trabalhos. Um micro-ônibus da corporação irá remover as famílias, que serão alojadas no hotel Acácia, no bairro Mar Grosso.

Inicialmente, o planejamento era levá-los até o ginásio Bertholdo Werner, onde funcionará o abrigo da prefeitura, se houver demanda considerável. O hotel é o primeiro alojamento montado pelo município, onde desde ontem já foram abrigadas algumas pessoas em situação de rua.

A força-tarefa montada pela prefeitura também inclui os agentes da Guarda Municipal e servidores da Secretaria de Assistência Social e Habitação. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) enviou um caminhão para auxiliar na operação de resgate.

Em caso de emergência, o morador é orientado a entrar em contato com as forças de segurança: Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193) e Guarda Municipal (153), ou a Defesa Civil pelo telefone de plantão (48) 9 9660-1054, que pode ser acionado via WhatsApp.