Previous
Next

IBGE divulga classificados em concurso para o Censo 2022 em Laguna e Pescaria Brava

O Censo é um levantamento feito a cada dez anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Divulgação

O resultado do processo seletivo simplificado para a contratação temporária de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor para atuação no Censo Demográfico 2022 foi divulgado nesta sexta-feira, 20. O Censo é um levantamento feito a cada dez anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O concurso foi organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para Laguna e Pescaria Brava, são mais de 30 recenseadores e agentes censitários classificados e aptos a realizar o serviço de coleta dos dados demográficos da população de ambas as cidades. Todas as listas podem ser acessadas aqui.

O IBGE calcula que irá entrevistar cerca de 215 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios em todas as cidades do país. As coletas de dados começarão em 1º de agosto. É a partir do censo que serão reveladas as características domiciliares, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

O recenseamento ocorre de dez em dez anos. A pesquisa é fonte principal para se obter dados sobre as condições de vida da população em todos os municípios. A última coleta foi em 2010 e a nova deveria ter sido em 2020, mas devido à pandemia, o IBGE adiou a realização. Essa vai ser a primeira vez que Pescaria Brava será recenseada como cidade, já que no início da década anterior os dados constavam como sendo  distrito de Laguna.

Convocação

Após a publicação do resultado, os classificados serão convocados e depois, chamados pelo IBGE para realizar treinamento, procedimento previsto para as seguintes datas: 18 a 22 de julho (recenseadores) e 6 a 15 de junho (agentes censitários).

Em nota, o órgão federal disse que os demais candidatos aprovados serão mantidos em lista de espera, podendo ser chamados posteriormente, de acordo com o edital. O treinamento para recenseadores terá caráter eliminatório e classificatório e será realizado pelo IBGE em duas etapas: autoinstrução e presencial.

Previous
Next