Formação de ciclone pode evoluir para tempestade subtropical, alerta Defesa Civil

Ciclone vai favorecer a condição de mar agitado a grosso e traz risco para ressaca e alagamentos costeiros em todo litoral catarinense. Esta condição ainda deve ser agravada pela combinação da maré de sizígia, provocada pela lua cheia.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Alerta emitido pela Defesa Civil na noite de segunda-feira, 16, reforça a possibilidade de um ciclone subtropical em formação entre a costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina evoluir para uma tempestade subtropical no decorrer desta terça-feira, 17.

A informação do órgão se baseia em nota hidrológica divulgada pela Marinha do Brasil em colaboração com órgãos brasileiros, como Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e estrangeiros, como a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla original), dos Estados Unidos.

Até a noite de quarta-feira, 18, o sistema pode se intensificar e ganhar características de tempestade tropical com ventos sustentados de 75 km/h. Para Santa Catarina, as análises do clima preveem que ventos intensos e persistentes comecem a ganhar força na tarde de terça-feira, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral.

A partir desta noite até a manhã de quarta, 18, os ventos podem atingir rajadas acima de 100 km/h nos pontos mais altos da Serra e valores entre 60 e 90 km/h nos Planaltos e Litoral. O ciclone vai favorecer a condição de mar agitado a grosso e traz risco para ressaca e alagamentos costeiros em todo litoral catarinense. Esta condição ainda deve ser agravada pela combinação da maré de sizígia, provocada pela lua cheia.

Em Laguna

TERÇA: mínima 6ºC e máxima 16ºC – Sol com aumento de nuvens;
QUARTA: mínima 6°C e máxima 16ºC –
Encoberto com chuva;
QUINTA: mínima 10ºC e máxima 17ºC – Chuva, melhorando no decorrer do dia
;
SEXTA: mínima 7ºC e máxima 18ºC – Ensolarado.

Veja os detalhes

Terça-feira (17/05):
Tempo: mais nuvens com chuvisco do Extremo Oeste ao Planalto Sul, com condição de chuva congelada e/ou neve nas áreas altas dessas regiões. Nas demais regiões, sol entre nuvens.
Temperatura: baixa em todo o Estado.
Vento: sudoeste a oeste, intensificando no decorrer do dia, moderado a forte, com rajadas persistentes de 60 a 80 km/h do Meio-Oeste ao Litoral.
Sistema: intensa massa de ar frio de origem polar avançando pelo Sul do Brasil. Ciclone subtropical próximo ao litoral do Uruguai e RS.

Quarta-feira (18/05):
Tempo: mais nuvens com chuvisco do Extremo Oeste ao Litoral Sul, com condição de chuva congelada e/ou neve especialmente nas áreas altas do Planalto Sul. Na Grande Florianópolis, nebulosidade variável com chuva isolada. Nas demais regiões, sol entre nuvens.
Temperatura: baixa em todo o Estado.
Vento: sudoeste a sul, mais intenso do Planalto ao Litoral, com rajadas persistentes de 60 a 80 km/h, podendo chegar a 100 km/h especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul.

Quinta-feira (19/05):
Tempo: sol em SC, com mais nuvens, chuviscos e nevoeiros na madrugada e início do dia, com chance chuva congelada e/ou neve nas áreas altas do Planalto Sul.
Temperatura: baixa em todo o Estado.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sexta-feira (20/05):
Tempo: ensolarado e frio em SC.
Temperatura: baixa em todo o Estado, com geada nas altas.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram