Filme que retrata vinda dos imigrantes italianos para o Sul de SC será exibido no Mussi

Ideia foi retratar a partida e a chegada, as promessas e a realidade dos imigrantes da primeira colônia do sul de Santa Catarina. Laguna, inclusive, faz parte dos cenários do filme.
Reprodução/Azambuja, o filme

1877. Os primeiros italianos chegam para se dirigir às terras onde darão início à colônia Azambuja (hoje, Pedras Grandes), que se tornou o primeiro local de concentração dos povos que deixaram o velho mundo para se aventurar em uma nova vida no Sul do Brasil. Quase 150 anos depois, essa história é relembrada no filme-documentário Azambuja (Genuino Films, 2022). A obra será exibida, nesta sexta-feira, 27, no Cine Teatro Mussi, a partir das 19h30.

A ideia foi retratar a partida e a chegada, as promessas e a realidade dos imigrantes da primeira colônia do sul de Santa Catarina. Laguna, inclusive, faz parte dos cenários do filme. “O Museu Anita Garibaldi serviu de locação para cenas do filme e já tínhamos a intenção de exibir o filme na cidade”, conta o diretor Josué Genuíno. Ao longo dos 82 minutos de produção, atores locais dão vida aos imigrantes que vieram para cá no final do século 19.

O roteiro é assinado por Cecilia Coelho e Bruna Speck, com apoio de pesquisa do museólogo e pesquisador ldemar Ghizzo e a museóloga Valdirene Borger Dorigon. Entre os nomes do elenco, estão: Ricardo Mazorana, Cecilia Coelho, Naldo Arraes, Dori Búrigo, Gringo Starr, Alana Meneghel, Raul Silter, Maisa Loeblen, Livia Martins, Juliana Kulkamp e Andrei Valentim. “Após o filme, vamos abrir para perguntas e relatos, pois muitas pessoas acabam se identificando e comentam”, antecipa o cineasta.

Essa é a terceira exibição desde o início da turnê, que já passou por Nova Veneza e Orleans. A apresentação é gratuita e tem apoio da Fundação Lagunense de Cultura (FLC).

Notícias relacionadas

Previous
Next