Previous
Next

Estudantes têm até hoje para se inscrever no Enem

No portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), já é possível conferir os municípios de aplicação das duas versões do exame, impressa e digital. As duas versões da prova terão aplicações em dois domingos diferentes: 13 e 20 de novembro.
Divulgação

O período de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, versões impressa e digital, encerra neste sábado, 21. Quem deseja realizar a prova tem que fazer sua matrícula via Página do Participante, incluindo os que são isentos da taxa e os ausentes do Enem 2021 que tiveram aprovada a justificativa da falta.

A inscrição é feita com apresentação da informação do CPF e data de nascimento, que devem estar de acordo com os cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações. Não serão aceitas inscrições de pessoas com situação irregular perante à Receita.

No portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), já é possível conferir os municípios de aplicação das duas versões do exame, impressa e digital. As duas versões da prova terão aplicações em dois domingos diferentes: 13 e 20 de novembro.

Atendimento especial

O participante que necessita ter atendimento especializado deve realizar a solicitação no momento da inscrição e anexar a documentação que comprovem a necessidade. Será oferecido recurso para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Conforme o edital, o solicitante de atendimento deve anexar, na Página do Participante, a documentação que comprove a necessidade de acessibilidade, com nome completo do participante; diagnóstico emitido pelo profissional de saúde competente, com a Classificação Internacional de Doença (CID 10); e assinatura e identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

O participante que solicitar tempo adicional precisa justificar, no laudo médico, de forma expressa, o motivo da solicitação de acessibilidade. No caso de lactante, a certidão de nascimento da criança, com idade inferior ou igual a um ano, deverá ser anexada na Página do Participante.

Nome social na prova

Quem se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Já aqueles que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita deverão realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, também pela Página do Participante. Para esse procedimento, será necessário apresentar os seguintes documentos de comprovação das condições que o motivam: foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido. Documentos enviados fora do prazo ou externos à Página do Participante não serão aceitos. Toda a documentação deverá ser anexada e enviada em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.

Notícias relacionadas

Previous
Next