Previous
Next

Condições socioeconômicas e ambientais serão levantadas em estudo

A região Sul Catarinense (RH-09) atinge 30 cidades diretamente e é formada pelo Complexo Lagunar (lagoas Imaruí e Mirim) e tem duas bacias hidrográficas, a do rio Tubarão com 4,6 quilômetros quadrados de extensão e a do rio d'Una, que tem 491 quilômetros quadrados de área.
Divulgação/Sema

Ocorreu, na segunda-feira, 23, a primeira de uma série de reuniões que vão resultar na definição do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) da Região Hidrográfica 09 (RH-09), que engloba os municípios da região de Laguna (Amurel) e de Criciúma (Amrec). O ZEE é um diagnóstico de avaliação das condições socioeconômicas e ambientais atuais de cada região. E a partir disso, serão levantados os cenários para os desenvolvimentos, via plano de gestão e a produção do mapa de zoneamento de Santa Catarina.

A ideia é que cada cidade receba orientações para crescer de maneira sustentável, com o desenvolvimento de projetos que geram emprego, renda, qualidade de vida e está dentro de sua identidade, sem que cause prejuízos à preservação ambiental.

Em Santa Catarina, o ZEE será implantado em 10 regiões hidrográficas (RH). “Todo o resultado será apresentado para validação dos agentes locais nas áreas estudadas. Com isso, garantimos que o zoneamento reflita, de fato, a situação socioeconômica e ambiental da região e tenha como resultado uma projeção sobre o desenvolvimento local com foco na sustentabilidade e na qualidade de vida das populações”, diz a coordenadora do ZEE em Santa Catarina, Monica Koch.

A região Sul Catarinense (RH-09) atinge 30 cidades diretamente e é formada pelo Complexo Lagunar (lagoas Imaruí e Mirim) e tem duas bacias hidrográficas, a do rio Tubarão com 4,6 quilômetros quadrados de extensão e a do rio d’Una, que tem 491 quilômetros quadrados de área.