Após chuvarada, próximos dias serão com sol e frio, em Laguna

Na sexta-feira, 6, a atuação de uma massa de ar frio e seco mantém o tempo ensolarado na porção oeste do estado, já no centro-leste o sol aparece entre algumas nuvens. A sensação é de frio nas primeiras horas da manhã, com temperaturas mínimas em torno dos 0°C e chance de geada na serra catarinense.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

O ciclone extratropical no litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, associado a uma frente fria no Sudeste do Brasil mantém o alerta para rajadas fortes de vento, entre 60 e 80 km/h, podendo ultrapassar esses valores em alguns momentos, especialmente no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, segundo alerta da Epagri/Ciram.

Atenção para condição desfavorável com risco para navegação de pequenas e médias embarcações, e para ressaca em áreas costeiras. No Litoral Sul, chuvas fracas ainda podem ser observadas no período da manhã e tarde. Nas demais áreas do estado, o sol aparece entre nuvens. Devido à chuva volumosa registrada nos dias anteriores, o risco segue alto para ocorrências como deslizamentos e inundações. Os ventos sopram de quadrante sul com intensidade moderada nas áreas litorâneas e Planalto Sul.

Na sexta-feira, 6, a atuação de uma massa de ar frio e seco mantém o tempo ensolarado na porção oeste do estado, já no centro-leste o sol aparece entre algumas nuvens. A sensação é de frio nas primeiras horas da manhã, com temperaturas mínimas em torno dos 0°C e chance de geada na serra catarinense.

Um sistema de alta pressão atmosférica juntamente à presença de uma massa de ar frio mantém o tempo firme em Santa Catarina no sábado, 7. Por conta das baixas temperaturas e da disponibilidade de umidade provocada pela circulação do sistema de alta pressão, nevoeiros podem ser observados em pontos do centro-leste do estado ao amanhecer. Nas áreas mais elevadas do estado, as temperaturas mínimas variam de 5°C a 9°C.

No domingo, 8, e na segunda-feira, 9, o tempo segue firme em Santa Catarina devido a atuação do sistema de alta pressão atmosférica. A sensação de frio ao amanhecer continua, especialmente do Extremo Oeste aos planaltos.

Em Laguna

QUINTA: mínima 14ºC e máxima 20ºC –Chuva, melhorando no decorrer do dia;
SEXTA: mínima 8°C e máxima 20ºC –
Ensolarado;
SÁBADO: mínima 10ºC e máxima 19ºC –
Sol com algumas nuvens;
DOMINGO: mínima 11ºC e máxima 21ºC –Sol com algumas nuvens.

Veja os detalhes

Quinta-feira (05/05):
Tempo: manhã com diminuição de nuvens em SC e chuva isolada do Planalto ao Litoral. No decorrer do dia o sol predomina em todo o Estado.
Temperatura: amena, em declínio acentuado no decorrer da tarde e noite. A mínima ocorrerá à noite.
Vento: sudoeste e sul, mais forte no Planalto Sul e Litoral com rajadas de 60 a 80km/h.
Sistema: ciclone extratropical afasta-se para alto mar e uma massa de ar frio e seco (alta pressão) avança no Sul do Brasil.

Sexta-feira (06/05):
Tempo: estável e ensolarado em SC, com nevoeiros ao amanhecer.
Temperatura: baixa ao amanhecer em todas as regiões, com mínima próxima de 0°C a – 2°C nas áreas altas do Planalto Sul e Meio-Oeste, com condição de geada.
Vento: sudoeste e sudeste, fraco a moderado, com rajadas de 40km/h no Litoral.
Sistema: massa de ar frio e seco (alta pressão) no Sul do Brasil

Sábado (07/05):
Tempo: ensolarado em todas as regiões de SC, com nevoeiros ao amanhecer, devido a massa de ar frio e seco.
Temperatura: baixa ao amanhecer em todas as regiões, com mínima próxima de 0°C a – 2°C nas áreas altas do Planalto Sul, com condição de geada.
Vento: sudeste, com variação para nordeste do Extremo Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado.

Domingo (08/05):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC, com nevoeiros ao amanhecer.
Temperatura: baixa ao amanhecer e em elevação durante o dia.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (09/05):
Tempo: sol e poucas nuvens em SC, com nevoeiros ao amanhecer.
Temperatura: baixa ao amanhecer, com condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação no Estado.
Vento: nordeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil