Alerta de vento forte e mar agitado no litoral de SC

Já a partir desta segunda-feira, 16, a chegada de uma massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil, traz temperatura baixa com pequena chance de chuva congelada e neve isolada no Planalto Sul na tarde e noite de terça e na quarta-feira.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
A Epagri/Ciram emitiu na manhã deste domingo, 15, um alerta para chance de rajadas fortes de vento, entre 60 e 80 km/h, podendo ultrapassar esses valores em alguns momentos, para a Grande Florianópolis e sobretudo no Planalto Sul e Litoral Sul.

O avanço de um intenso sistema de alta pressão pelo Uruguai e presença de um ciclone extratropical no litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul e em deslocamento para o litoral de Santa Catarina, causando forte gradiente de pressão no litoral dos dois estados traz instabilidade no tempo, além de mar muito agitado com ondas predominantemente de sul com picos altos de 3 a 4 metros. Atenção para condição desfavorável com risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

Temperatura baixa em SC

Já a partir desta segunda-feira, 16, a chegada de uma massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil, traz temperatura baixa com pequena chance de chuva congelada e neve isolada no Planalto Sul na tarde e noite de terça e na quarta-feira (17 e 18/05).
 
A temperatura estará próxima de 0°C e negativa sobretudo nas áreas altas de Santa Catarina, há previsão de geada ampla nas áreas altas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, e geada isolada no Oeste, Alto Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana entre a noite de segunda-feira e amanhecer de quinta-feira (16 a 19/05).
 
A sensação de frio será ainda maior, devido ao vento que, por influência de um ciclone, ganha força na terça e quarta-feira, fazendo com que a sensação térmica, ou seja, o frio que sentimos no corpo, seja ainda maior se aproximando de valores negativos em todas as regiões do estado. Tal condição não será sentida apenas nas noites e madrugadas, já que também há previsão de tempo nublado com chuva ocasional, o que irá dificultar o aquecimento nas tardes.

Em Laguna

DOMINGO: mínima 16ºC e máxima 2ºC – Nebulosidade com chuva a partir da tarde;
SEGUNDA: mínima 6°C e máxima 16ºC –
Sol com chuva no início do dia;
TERÇA: mínima 6ºC e máxima 12ºC –
Sol com aumento de nuvens;
QUARTA: mínima 7ºC e máxima 10ºC –Sol com chuva no início e final do dia.

Veja os detalhes

Domingo (15/05):
Tempo: predomínio de nuvens em SC, com chuva do Oeste ao Litoral.
Temperatura: em elevação.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral Sul (50 a 60 km/h) no fim do dia.
Sistema: cavado (áreas de baixa pressão) no litoral sul do Brasil e avanço de uma intensa massa de ar frio de origem polar pelo Uruguai e RS.

Segunda-feira (16/05):
Tempo: sol entre nuvens em SC, com mais nuvens na madrugada e manhã e com chuva ocasional do Extremo Oeste ao litoral Sul e no Litoral Norte. No final do dia a condição de chuva fraca de Florianópolis ao Litoral Norte.
Temperatura: em declínio acentuado no decorrer da tarde. A temperatura mínima de segunda-feira ocorrerá à noite.
Vento: sudoeste, fraco a moderado, mais intenso com rajadas de 50 km/h a 70 km/h no Litoral Sul e Planalto Sul.
Sistema: intensa massa de ar frio de origem polar avançando pelo Sul do Brasil.

Terça-feira (17/05):
Tempo: sol entre nuvens em SC. Entre a tarde e noite a nebulosidade aumenta com nevoeiros e chuvisco em áreas próximas ao RS do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, com condição de chuva congelada e/ou neve nas áreas altas dessas regiões.
Temperatura: baixa em todo o Estado.
Vento: sudoeste, fraco a moderado, com rajadas fortes de 50 a 80 km/h no Litoral Sul.

Quarta-feira (18/05):
Tempo: Muitas nuvens e chuvisco no início do dia, com condição de chuva congelada e/ou neve no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planaltos Sul e Norte. Nas demais regiões sol com algumas nuvens.
Temperatura: baixa em todo o Estado com geada ampla.
Vento: oeste e sudoeste, fraco a moderado com rajadas de 50 a 80 km/h no Litoral Sul.

Quinta-feira (19/05):
Tempo: sol em SC, com mais nuvens e nevoeiros no início do dia.
Temperatura: baixa em todo o Estado com geada ampla.
Vento: sudoeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil