Mais de 500 estudantes de Laguna e Pescaria Brava receberão auxílio estadual

Segundo o governo estadual, se o aluno não tiver frequência mínima de 75% na escola durante o mês, perderá a parcela do auxílio correspondente ao período. Se a frequência mínima não for atingida durante três meses consecutivos, ele perderá o direito ao benefício.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

O pagamento do auxílio estadual para combater a evasão escolar vai beneficiar, ao menos, 545 estudantes das cidades de Laguna e Pescaria Brava. A primeira lista foi divulgada pela Secretaria de Estado da Educação (SED), na última sexta-feira, 22. O benefício é chamado de Bolsa Estudante e começa a ser pago em maio, com parcelas retroativas a fevereiro.

Mensalmente, o governo vai disponibilizar R$ 568, sendo que o valor anual é R$ 6.250. Foram contemplados 57 mil estudantes dos três anos do ensino médio e da educação de jovens e adultos (Ceja) da rede estadual de ensino. Desse total, pelo menos 1.495 pertencem à Regional de Laguna, que contempla ainda as cidades de Imaruí, Garopaba, Paulo Lopes e Imbituba.

A escola com maior número de alunos foi o Ceja de Laguna, onde 122 serão beneficiados. Depois vem o Almirante Lamego (antigo Ceal), com 109 estudantes. O Gregório Manoel de Bem é a que menos teve educandos selecionados: apenas cinco. A lista completa pode ser vista aqui.

O Bolsa Estudante considera os dados das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal atualizado em janeiro de 2022. Quem se inscreveu depois do primeiro mês desde ano só vai ser contemplado no ano letivo de 2023.

Após a publicação da lista, o responsável legal pelo estudante deverá procurar a escola, a partir desta segunda-feira, 25, para fazer o cadastro dos dados bancários, levando o cartão do banco ou uma cópia do extrato bancário para garantir a segurança da informação. Em todos os casos, sempre que preenchidos os requisitos legais, os pagamentos serão retroativos a fevereiro de 2022. A conta bancária deve ser corrente e aberta no Banco do Brasil vinculada ao seu CPF. Confira os prazos:

  • Para quem informar os dados bancários até o dia 27 de abril, o primeiro pagamento está previsto para acontecer até o dia 20 de maio.
  • Para quem informar os dados de 28 de abril até o dia 13 de maio 2022, o primeiro pagamento está previsto para acontecer até o dia 31 de maio.
  • Para quem informar os dados entre os dias 16 de maio e 15 de junho, o primeiro pagamento está previsto para acontecer até o dia 30 de junho.

Aluno deve manter frequência

Segundo o governo estadual, se o aluno não tiver frequência mínima de 75% na escola durante o mês, perderá a parcela do auxílio correspondente ao período. Se a frequência mínima não for atingida durante três meses consecutivos, ele perderá o direito ao benefício.

O estudante reprovado no ano letivo em que recebeu a bolsa não poderá ser contemplado no ano seguinte. O programa não se aplica aos que estão em situação de privação de liberdade ou em cumprimento de medida socioeducativa de internação.

Veja os números por escola

  • Ceja de Laguna (Campo de Fora) – 122
  • Almirante Lamego (Campo de Fora) – 109
  • Saul Ulysséa (Cabeçuda) – 67
  • Ana Gondin (Magalhães) – 60
  • Domingos Barbosa Cabral (Pescaria Brava) – 52
  • Palmira Morais de Miranda (Pescaria Brava) – 44
  • Renato Ramos (Portinho) – 40
  • Coronel José Maurício dos Santos (Caputera) – 25
  • Santa Marta (Farol) – 21
  • Gregório Manoel de Bem (Ribeirão Pequeno) – 5

Notícias relacionadas