Previous
Next

FOTOS: Concertos itinerantes levam música às comunidades

Execução ocorreu com respeito às medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 e será feita pelo Edital Aldir Blanc, com recursos do governo federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Divulgação/Opus 4

Contemplado pela lei Aldir Blanc, o grupo musical Opus 4, de Laguna, fez ao longo de março e abril a execução do projeto cultural Música nas comunidades: do clássico ao popular. Foram quatro datas, onde o projeto circulou pelos bairros Caputera, Cabeçuda, Barbacena e Ribeirão Pequeno.

Segundo o grupo, o projeto teve “objetivo de levar música de qualidade às comunidades que muitas vezes não têm acesso a esse tipo de apresentação, geralmente realizadas nos centros das cidades e nos finais de semana o que impede o acesso por falta de transporte, recursos e até de conhecimento sobre o que seria uma apresentação destas”.

A execução ocorreu com respeito às medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 e será feita pelo Edital Aldir Blanc, com recursos do governo federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Sobre o Opus 4 e seus músicos

Conforme o site do grupo, o Opus 4 se define como uma reunião de três amigos talentosos e apaixonados pela música buscando levar música eclética e de qualidade para todas as escalas da sociedade. A missão foi a de lançar um projeto que pudesse integrar e motivar novos adeptos culturais, buscando oportunizar às pessoas acessibilidade a música.

  • Fernando Ilíbio (voz e violão): formou-se em Teoria Musical & Solfejo pelo Conservatório Lagunense de Música no ano de 1998, onde estudou piano e clarinete. Instrutor musical, lecionou música, oboé, teclado, instrumentos de sopro e canto coral em Imbituba; Urupema, Urubici e São Joaquim. Participou de bandas como a do ator e cantor Rodrigo Faro; George Israel do Kid Abelha e Rodrigo Santos do Barão Vermelho. Integrou a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, a Orquestra Filarmônica de São Joaquim. Gravou CD com a Banda Sinfônica da Univalli (Itajaí) e foi aprovado na orquestra de câmara do Teatro Bolshoi em Joinville.
  • Gero Perito (voz e violão): começou aos nove anos sua forte relação com o violão. Montou com amigos a banda Ave de Rapina, participando de importantes festivais de música nacionais. Compôs diversos sucessos que foram gravados em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Dividiu palco com muitas bandas e cantores famosos como: Barão Vermelho, Titãs, Tim Maia, Jimmy Cliff, Engenheiros do Hawaii, Kid Abelha, etc. Fez parte do Grupo Terra, Grupo Ressonância e do Coral Santo Antônio dos Anjos, onde participou da gravação de três CDs e veio a ser solista, viajando por países como Alemanha, Argentina e Paraguai.
  • Neusa Preuss (vocalista): ingressou na música em 15 de fevereiro de 1980 quando entrou para o Coral Santo Antônio dos Anjos da Laguna, onde a partir de 1984 passou a ser solista. Professora de Técnica Vocal, participou de turnês nacionais e internacionais passando por países como, Alemanha, Argentina e Paraguai. Participou como solista da gravação de três CDs do mesmo coral. Foi integrante de grupos musicais como: Grupo Terra e Grupo Ressonância. Fundou o Grupo de Canto e Movimento, participou da peça teatral “A República em Laguna”, e atualmente é uma das responsáveis (regentes) pelo coral infantil “Pequeno Gigante” da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora de Laguna.
Divulgação
Divulgação/Opus 4