Fim da emergência por Covid-19 no país é anunciado pelo governo federal

Anúncio ocorreu graças à melhora do cenário epidemiológico, da ampla cobertura vacinal e da capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).
Foto: Júlio Cavalheiro/Arquivo/Secom

O governo federal anunciou o fim da emergência de saúde pública por coronavírus no país. A informação foi feita pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em pronunciamento oficial em cadeira de rádio e televisão na noite de domingo, 17. O anúncio ocorreu graças à melhora do cenário epidemiológico, da ampla cobertura vacinal e da capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS). O estado de emergência é um dos fatores que ajudou a nortear as políticas públicas a nível nacional, com impacto também em estados e municípios.

“Continuaremos convivendo com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros, em total respeito à Constituição Federal”, disse Queiroga. No pronunciamento, ele informou que a medida será oficializada em um ato normativo que será publicado nos próximos dias.

O cenário de emergência sanitária foi decretado no começo de fevereiro de 2020, sendo que o primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus só foi confirmado no final daquele mesmo mês. Atualmente, segundo balanço mais recente do ministério, o país já registrou mais de 30 milhões de casos de Covid-19, com 661,9 mortes. Há 29,2 milhões de pessoas que se recuperaram da doença, o que representa 96,6% dos infectados. Há ainda 363,6 mil casos em acompanhamento.

Notícias relacionadas