Enrocamento na Barra do Camacho é iniciado

Enrocamento, consiste na colocação de um conjunto de blocos de pedra ou de outro material (como cimento), lançados uns sobre os outros dentro da água para servir como lastro para fundação de obra hidráulica ou para servir, quando usado à superfície ou muito extenso, como quebra-mar ou proteção contra a erosão das ondas. 
Foto: Júlio Cavalheiro/Secom Governo-SC

Após semanas de espera pela licença ambiental, a obra de enrocamento da Barra do Camacho foi iniciada esta semana. Os trabalhos foram licitados pela prefeitura de Jaguaruna, com recursos do governo estadual e ocorrem em simultâneo com o desassoreamento.

“A empresa iniciará pela recuperação dos Molhes dentro do mar, cerca de 50 metros, e vai fazer a execução dos novos”, descreve o prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva (PSC).

A obra tem um prazo de conclusão de 12 meses e deve auxiliar a evitar ou amenizar o problema do assoreamento da barra, que afeta famílias de Laguna e Jaguaruna, dependentes da pesca.

O enrocamento, consiste na colocação de um conjunto de blocos de pedra ou de outro material (como cimento), lançados uns sobre os outros dentro da água para servir como lastro para fundação de obra hidráulica ou para servir, quando usado à superfície ou muito extenso, como quebra-mar ou proteção contra a erosão das ondas. “Para o município, é uma obra importante e que vai ficar na história”, avalia Silva.

Notícias relacionadas