Uma reunião na Assembleia Legislativa (Alesc) entre vereadores ligados à causa do bem-estar animal e representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) serviu para formalizar a sugestão de iniciativas legais que beneficiem protetores de animais e auxiliem em ações públicas.
Entre as ideias levantas, o grupo indicou a possibilidade de criação de um Observatório Animal, que funcionasse como um portal para compilar informações de leis e dados estatísticos em defesa dos animais nos municípios catarinenses.
“Por muito tempo ouço falar dos projetos e trabalho voluntário que muitas pessoas fazem em prol do bem-estar animal e entendi que cuidar de todos os nossos animais é um exercício de cidadania, saúde pública e responsabilidade, por isso promovemos a reunião com objetivo de colher sugestões de ações contra violência e abandono de animais em toda Santa Catarina”, comentou o deputado Felipe Estevão (União), proponente do encontro. A reunião também contou com a participação do prefeito de Laguna, Samir Ahmad (Republicanos); secretária de Pesca e Agricultura, Patrícia Paulino; e do ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (União). “Precisamos de uma política estadual em apoio aos municípios nesta causa”, defendeu o ex-gestor.
A vereadora de Laguna, Nádia Tasso Lima (sem partido), defendeu a atuação política de representantes da causa animal como fator de conhecimento e simpatia a causa, para facilitar a criação de políticas públicas e indicou a necessidade de se criar rubricas próprias para que as emendas parlamentares possam ser direcionadas à causa e não intermediadas pela prefeitura. Ao mesmo tempo, as vereadoras Sorilei Dapper (União), de Navegantes, e Heloísa Cardoso (Cidadania), de Capivari de Baixo, defenderam legislações estaduais para fortalecer o bem estar animal. Outros encontros do gênero estão previstos para acontecer em breve.