Segunda-feira com chuva a partir da tarde em SC

Na terça-feira, 8, a frente fria avança sobre a costa de Santa Catarina, o que aumenta a nebulosidade e provoca pancadas de chuva em todas as regiões.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Uma frente fria chega à Santa Catarina no fim do dia e traz a chance de temporais localizados com pancadas de chuva, rajadas de vento acima de 60km/h, raios e granizo. A chuva pode ser intensa, com totais elevados em curto intervalo de tempo (em torno de 30 mm/h ou mais), segundo a Epagri/Ciram.

Na terça-feira, 8, a frente fria avança sobre a costa de Santa Catarina, o que aumenta a nebulosidade e provoca pancadas de chuva em todas as regiões. A passagem deste sistema, aliado a disponibilidade de calor e umidade favorece a ocorrência de temporais acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Apesar disso, as temperaturas seguem elevadas, acima dos 30°C em todo o estado, e chegando aos 38°C no Extremo Oeste.

Esta quarta-feira, 9, será mais um dia de tempo instável no estado de Santa Catarina. O calor segue intenso e a umidade elevada, esta combinação junto a formação de um ciclone a sul do país favorece a ocorrência de temporais entre os períodos da tarde e noite. As chuvas devem ocorrer de forma mais organizada nas áreas centrais, do Meio Oeste aos Planaltos e Alto Vale do Itajaí, enquanto ocorre mais isolada nas demais regiões. A sensação ainda é de bastante calor, com temperaturas próximas a 30°C de forma geral e pontuais acima de 35°C no Oeste.

Entre a quinta, 10, e sexta-feira, 11, o calor segue intenso em todo estado, com temperaturas acima dos 30°C na maioria das regiões. Todo este calor combinado a disponibilidade de umidade e a passagem de frentes frias segue favorecendo a ocorrência de temporais, sobretudo no centro leste catarinense.

Em Laguna

SEGUNDA: mínima 19ºC e máxima 35ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
TERÇA: mínima 18°C e máxima 29ºC –
Nebulosidade variável com chuva a partir da tarde;
QUARTA: mínima 18ºC e máxima 31ºC – Sol com chuva no início e final do dia;
QUINTA: mínima 19ºC e máxima 31ºC – Nebulosidade variável com chuva a partir da tarde.

Veja os detalhes

Segunda-feira (07/03):
Tempo: pela manhã mais nuvens e chuva isolada no centro-leste do estado.  Entre a tarde e a noite, mais nebulosidade com previsão de pancadas de chuva e raios em todas as regiões, especialmente nas áreas de divisa com o RS e no Litoral. Há risco de temporais localizados.
Temperatura: alta, calorão em todas as regiões.
Vento: nordeste passando a sul do Oeste ao Litoral Sul e de nordeste passando a noroeste nas demais regiões, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: frente fria no litoral do RS avançando por SC a partir da tarde.

Terça-feira (08/03):
Tempo: nebulosidade variável em SC, com pancadas de chuva a partir da tarde. Há risco de temporais do Meio-Oeste ao Litoral devido a áreas de instabilidade e à frente fria no litoral norte de SC.
Temperatura: diminui um pouco em relação aos dias anteriores.
Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas da tarde.

Quarta-feira (09/03):
Tempo: nebulosidade variável com sol no decorrer do dia em SC, mais instável do Meio-Oeste ao Litoral com chuva no início do dia e temporais entre a tarde e noite devido a um cavado sobre SC e RS.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste com variações de nordeste, fraco a moderado e rajadas associadas aos temporais da tarde.

Quinta-feira (10/03):
Tempo: sol entre nuvens pela manhã em SC. No decorrer da tarde muitas nuvens a encoberto com chuva, momentaneamente forte e com temporais, devido ao avanço de uma nova frente fria pelo litoral do RS e SC.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, passando a sudeste do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais e avanço da frente fria.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil

Notícias relacionadas