Rieti, na Itália, planta Rosa de Anita e quer ser cidade-irmã de Laguna

No domingo, 13, os italianos plantaram a Rosa de Anita junto à casa em que o casal Garibaldi se hospedou durante a passagem pela comuna, onde também foi concebido o quinto filho da heroína, que não chegou a nascer. Dois dias antes, vereadores italianos aprovaram o gemellaggio.

Rieti, cidade da província de Lácio, tem pouco mais de 47,5 mil habitantes e essa não é o único detalhe que a aproxima de Laguna, distante pouco mais de 10 mil quilômetros. A comuna italiana tem grande admiração pela heroína Anita Garibaldi, que viveu entre fevereiro e abril de 1849, naquela localidade. Agora, o município quer se tornar irmão da cidade natal da guerreira e para isso, seus vereadores aprovaram no último dia 11 projeto de lei para autorizar o síndico (cargo que equivale ao de prefeito) a celebrar o convênio conhecido como gemellaggio.

Em entrevista à imprensa local, a presidente do Comitê de Irmanamento e Relações Internacionais de Rieti, Elisabetta Occhiodoro, não escondeu sua alegria. “A ligação histórica entre as duas cidades pode ser o pré-requisito para uma série de intercâmbios culturais e econômicos, bem como uma via para desenvolvimento turístico e para a promoção das peculiaridades de Rieti e sua província”, disse.

No domingo, 13, os italianos plantaram a Rosa de Anita junto à casa em que o casal Garibaldi se hospedou durante a passagem pela comuna, onde também foi concebido o quinto filho da heroína, que não chegou a nascer.

O convênio aprovado pelo órgão legislativo da cidade italiana segue para os trâmites burocráticos exercidos pelo Poder Executivo local, que deverá enviar uma comunicação formal ao poder público lagunense para informar da autorização e fornecer subsídios que ajudem a formatar o acordo de cidade-irmã. Um projeto também deverá ser elaborado pela prefeitura de Laguna para ratificar o convênio.

Ouvido pelo Portal, o prefeito Samir Ahmad (sem partido) também compartilha do interesse pelo convênio que começa a ganhar corpo. “É muito importante para nós”, diz. As tratativas para que Rieti e Laguna celebrassem o gemellaggio são ventiladas há mais de uma década, mas se tornaram mais concretas no último ano. Como forma de aproximação inicial, as administrações italiana e lagunense trocaram correspondências – durante o evento de domingo, as cartas foram lidas em público. “Queremos colher os frutos, são diversas parcerias que podem ser estabelecidas”.

Convênio traz possibilidades

Ex-prefeito e atual diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), Adílcio Cadorin foi um dos responsáveis por aproximar Rieti e Laguna, e aponta alguns dos fatores que podem ser desencadeados a partir do convênio.

O principal deles é o intercâmbio cultural e econômico. Cadorin cita algumas possibilidades: envio de alunos lagunenses para estudo por um período na Itália e vice-versa; a troca de apresentações culturais; parcerias com atividades econômicas que sejam compartilhadas por ambas as cidades.

“Em cima disso, é possível desenvolver alguns convênios”, explica. A cidade de Rieti deve enviar junto com a lei aprovada pelos seus legisladores, todo um compilado demonstrativo das potencialidades que possui, para fomentar os desdobramentos do gemellaggio. “Nada mais é que um projeto guarda-chuva e dentro do qual se desenvolverão outros projetos”, resume Cadorin. “Queremos colher todos os frutos do convênio”, pontua Ahmad.

Laguna é cidade-irmã de local onde morreu Anita

Laguna possui um convênio de cidade-irmã com Ravena, cidade italiana onde fica a comuna de Mandríole, localidade em que ocorreu o falecimento de Anita em 4 de agosto de 1849. O acordo foi celebrado no começo da década de 2000, e é semelhante ao que deve ser assinado entre a cidade juliana e Rieti.

Previous
Next