Quinta e sexta com sol e calor; fim de semana será de tempo instável com nova frente fria

A sexta-feira, 18, inicia com sol e poucas nuvens em grande parte de Santa Catarina, mas, a combinação do aquecimento diurno com a disponibilidade de umidade e a formação de uma nova frente fria favorecem o aumento das nuvens e previsão de pancadas de chuvas.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A quinta-feira, 17, será de predomínio de sol na porção oeste, de sol com variação de nuvens no centro-leste de Santa Catarina por conta da atuação de uma alta pressão. Ainda, nos extremos do dia, há chance de chuva bem isolada em localidades do litoral, Baixo/Médio Vale do Itajaí. Não se descarta a chance de temporais bem isolados no norte catarinense ao final da tarde.

A sexta-feira, 18, inicia com sol e poucas nuvens em grande parte de Santa Catarina, mas, a combinação do aquecimento diurno com a disponibilidade de umidade, a formação de uma nova frente fria e perturbações em médios níveis favorecem o aumento das nuvens e a previsão de pancadas de chuvas, chuva intensa em curto intervalo de tempo entre a tarde e noite no estado. Há chance de temporais isolados, principalmente, do Extremo Oeste ao Litoral Sul.

No sábado, 19, o deslocamento de uma frente fria sobre o estado deixa o tempo instável, nublado a com variação de nuvens e previsão de pancadas de chuva acompanhada de temporais isolados e chuva intensa em curto intervalo de tempo. Amanhecer com temperaturas amenas em Santa Catarina e mínimas perto dos 14°C na Serra, 19°C a 22°C no litoral, Baixo/Médio Vale do Itajaí, 16°C a 20°C nas demais regiões.

No domingo, 20, e segunda-feira, 21, os ventos úmidos vindos do oceano em direção ao leste de Santa Catarina favorecem muitas nuvens, chance de chuva a qualquer momento. Nas demais áreas dia com sol e variação de nuvens. As temperaturas mínimas devem variar de 11°C a 15°C na porção oeste, Planalto Sul e de 15°C a 20°C nas demais regiões. À tarde, por conta da maior presença das nuvens, as máximas não passam dos 24°C do centro ao litoral de SC. Já no Oeste, as máximas chegam aos 29°C.

Em Laguna

QUINTA: mínima 16ºC e máxima 29ºC –Ensolarado;
SEXTA: mínima 19°C e máxima 32ºC –
Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
SÁBADO: mínima 18ºC e máxima 24ºC –
Encoberto com chuva;
DOMINGO: mínima 16ºC e máxima 22ºC –Nebulosidade variável e chuva isolada.

Veja os detalhes

Quinta-feira (17/03):
Tempo: manhã com mais nuvens entre os Planaltos Sul e Norte, e Vale do Itajaí. No decorrer do dia, o sol predomina em todas as regiões de SC.
Temperatura: em rápida elevação, calor à tarde.
Vento: nordeste, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar mais seco e quente passa a atuar em SC.

Sexta-feira (18/03):
Tempo: sol e calor em SC, com pancadas de chuva e temporais localizados no decorrer da tarde e noite.
Temperatura: elevada, calor.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: aproximação de uma nova frente fria, em deslocamento pelo RS.

Sábado (19/03):
Tempo: instável com chuva e temporais localizados devido ao deslocamento da frente fria. No decorrer do dia o tempo melhora a partir do oeste e sul do Estado.
Temperatura: em declínio com a chegada de uma nova massa de ar frio.
Vento: nordeste a sul, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Planalto Sul e Litoral (50 a 70km/h).

Domingo e Segunda-feira (20 e 21/03):
Tempo: mais nuvens, aberturas de sol e chuva ocasional no Litoral e Vale do Itajaí devido a circulação marítima. Nas demais regiões, sol entre nuvens.
Temperatura: amena, típica de outono.
Vento: sul a sudeste, passando a nordeste na segunda-feira, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil

Notícias relacionadas