Previsão de temporais localizados e chuva intensa na região

Esta quarta-feira, 9, será mais um dia de tempo instável no estado de Santa Catarina. O calor segue intenso e a umidade elevada, esta combinação junto a formação de um ciclone a sul do país favorece a ocorrência de temporais entre os períodos da tarde e noite.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

A passagem de uma frente fria por Santa Catarina deixa novamente o dia com possibilidade de temporais localizados com pancadas de chuva, rajadas de vento acima de 60km/h, raios e granizo. A chuva pode ser intensa, com totais elevados em curto intervalo de tempo (em torno de 30 mm/h ou mais), segundo alerta da Epagri/Ciram.

Leia também: Nuvem-rolo acompanhada de raios é vista em Laguna durante temporal

Apesar disso, as temperaturas seguem elevadas, acima dos 30°C em todo o estado. Esta quarta-feira, 9, será mais um dia de tempo instável no estado de Santa Catarina. O calor segue intenso e a umidade elevada, esta combinação junto a formação de um ciclone a sul do país favorece a ocorrência de temporais entre os períodos da tarde e noite. As chuvas devem ocorrer de forma mais organizada nas áreas centrais, do Meio Oeste aos Planaltos e Alto Vale do Itajaí, enquanto ocorre mais isolada nas demais regiões.

Entre a quinta-feira, 10, e sexta-feira, 11, o calor segue intenso em todo estado, com temperaturas acima dos 30°C na maioria das regiões. Todo este calor combinado a disponibilidade de umidade e a passagem de frentes frias segue favorecendo a ocorrência de temporais, sobretudo no centro leste catarinense.

Em Laguna

TERÇA: mínima 22ºC e máxima 30ºC – Nebulosidade com chuva a partir da tarde;
QUARTA: mínima 21°C e máxima 30ºC –
Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
QUINTA: mínima 21ºC e máxima 32ºC – Nebulosidade variável com pancadas de chuva;
SEXTA: mínima 20ºC e máxima 28ºC – Nebulosidade variável com pancadas de chuva.

Veja os detalhes

Terça-feira (08/03):
Tempo: nebulosidade variável em SC, com maiores aberturas de sol em direção ao oeste do Estado. No decorrer da tarde e noite retorna as pancadas de chuva e os temporais localizados com chuva forte, granizo e ventania.
Temperatura: diminui um pouco em relação aos dias anteriores.
Vento: sul a noroeste no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, e de sul a sudeste do Planalto ao Litoral, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: frente fria em deslocamento por SC.

Quarta-feira (09/03):
Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol em SC e pancadas de chuva com temporais localizados na madrugada e novamente a partir da tarde.
Temperatura: mais amena no leste do Estado e alta no oeste.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: frente fria afastando-se de SC e cavado (área de baixa pressão) no RS.

Quinta e sexta-feira (10 e 11/03):
Tempo: instável com nebulosidade variável e pancadas de chuva em SC, especialmente na madrugada e na tarde e noite, devido a chegada de uma nova frente fria. Persiste a condição de temporais localizados.
Temperatura: elevada na quinta, diminuindo a partir de sexta-feira.
Vento: nordeste a noroeste, passando a sul, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (12/03):
Tempo: instável com chuva e trovoadas em SC. No Litoral e Vale do Itajaí, a chuva deve ser mais intensa e continua, com totais mais elevados, devido a formação de um sistema de baixa pressão próximo à costa.
Temperatura: amena em todas as regiões devido a cobertura de nuvens.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil

Notícias relacionadas