Quem nasceu a partir de 1984 ou empresas abertas após esse ano poderão pedir o saque de recursos esquecidos em instituições financeiras. O processo para esse grupo deve ser feito, a partir desta segunda-feira, 21, na plataforma Valores a Receber, criado pelo Banco Central (BC) para consulta e agendamento da retirada de saldos residuais.
O prazo para esse grupo acaba na sexta-feira, 25. Após isso, quem perder o prazo ou o horário poderá fazer uma repescagem no sábado, 26, das 4h à meia-noite. Caso o usuário também perca essa data, só poderá retornar a partir de 28 de março.
Após a solicitação para saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. Para agendar o saque, o usuário deve ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Identificação segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais.
O Banco Central informou que a maior parte do ‘dinheiro esquecido’, no entanto, é de pequeno valor. Conforme a autarquia, recursos de até R$ 1 correspondem a 42,8% dos casos e montantes de até R$ 10 respondem 69,7% do total.
Passo a passo
Passo 1: acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.
Passo 2: fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate.
Passo 3: ler e aceitar o termo de responsabilidade
Passo 4: verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.
Passo 5: Clicar na opção indicada pelo sistema:
- “Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.
- “Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada. Na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve consultar os canais de atendimento da instituição clicando no nome dela.